Chuva não dá trégua ao Rio Grande do Sul

26/05/2017 às 13:34
por Josélia Pegorim

Atualizado 26/05/2017 às 22:47

Oferecimento
Tempo fica muito instável no fim de semana

A chuva cai forte sobre o RS e não dará trégua ao estado pelo menos até o último dia de maio.

 

 

As áreas de instabilidade que se espalham sobre o Sul o Brasil desde o início da semana são reforçadas pela passagem de outra frente fria e provocaram muita chuva sobre o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. Em Porto Alegre o acumulado de chuva entre 21h do dia 25 e 21h do dia 26 de maio era de quase 57 mm, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.  No mesmo período choveu 105,0 mm em Canela e 12,6 mm em Teutônia. O acumulado entre 9 horas do dia 25 e 9 horas do dia 26 de maio de 2017 foi de 82,8 mm. Foi o maior volume de chuva registrado no pelo INMET no Brasil neste período. Mas a medição do CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - indicou mais de 100 mm acumulados neste mesmo período em outras regiões do Rio Grande do Sul.

 

 

 

 

RelClima: previsão climática para ajudar você a planejar seu negócio

 

Instabilidade bloqueada

No fim de semana, a circulação de ventos sobre o Brasil bloqueia as nuvens mais carregadas sobre o Rio Grande do Sul e sobre Santa Catarina. A chuva ainda cai forte em muitas áreas e outra frente fria está sendo esperada para o começo da próxima semana.

 

 

 

 

Saiba o que é SMAC: Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo

 

Tempo instável no fim de semana

O tempo fica muito instável no fim de semana em praticamente toda a Região Sul do Brasil. Uma frente fria avança pelo mar em direção a São Paulo, mas nuvens muito carregadas continuam sobre a Região Sul e começam a se espalhar sobre os três estados.

Neste sábado, a menor chance de chuva é para o centro-norte do Paraná. Mas deve chover forte em áreas do oeste e sul de Santa Catarina e principalmente sobre o Rio Grande do Sul.  A sensação de frio nestes estados será aumentada pela presença de ar frio de origem polar.

 

Curitiba volta a ter pancadas de chuva

 

O domingo também será com mais chuva sobre o Rio Grande do Sul e sobre Santa Catarina. As condições para chuva aumentam em Florianópolis. O tempo vai ficar mais instável sobre as regiões oeste e o sul do Paraná que podem ter chuva forte. Entre segunda e quarta-feira, ainda chove muito sobre o Sul do Brasil com a passagem de uma grande e forte frente fria que vai trazer frio intenso para os primeiros dias de junho.

Acompanhe a evolução das áreas de instabilidade pelas imagens de satélite e veja como fica o tempo em sua região nos próximos cinco dias.

 

 

 

 

Bem-vindo GOES-16! 

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

21°
min

28°
max

5mm / 90%

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%