Grande frente fria traz chuva e muito frio para o Sul

30/05/2017 às 13:14
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Primeiros dias de junho serão gelados

A grande frente fria que vai trazer frio intenso, já anunciada pelos meteorologistas, chega ao Sul do Brasil nesta quarta-feira (31). Os primeiros dias de junho prometem queda brusca nas temperaturas e novos recordes de frio para 2017. 

 

Áreas de instabilidade continuam sobre o Sul do Brasil e há previsão de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e até para algumas áreas do Paraná no decorrer desta terça-feira (30). 

 

Chuva e novos recorde de frio

"A nova frente fria virá associada a um forte sistema de baixa pressão atmosférica, que ajuda a formar muitas nuvens carregadas sobre a Região Sul", explica a meteorologista Josélia Pegorim. O Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná terão chuva forte e queda de temperatura nesta quarta-feira (31). "O alerta vale também para ventos fortes. As rajadas mais intensas ficam entre 70 a 90 km/h, podendo ser ainda mais fortes nas áreas serranas", completa Pegorim.  

 

A chuva continua em localidades dos três estados da Região Sul na quinta-feira. A forte massa polar que acompanha essa grande frente fria vai se intensificando e os primeiros dias de junho serão gelados.

 

A população deve se preparar para dias de frio intenso com formação de geada nas serras gaúcha e catarinense. No fim de semana, a temperatura nas madrugadas podem ficar abaixo dos 10°C de forma generalizada e abaixo dos 5°C especialmente nas serras. Serão observados novos recordes de frio para 2017 com a chegada do ar polar intenso.