Junho começou com muita chuva em Florianópolis e em Curitiba

06/06/2017 às 15:08
por Maria Clara Machado

Atualizado 06/06/2017 às 21:32

Oferecimento
Sul continua em alerta

Áreas de instabilidade continuam ativas sobre o Sul do Brasil, após a recente passagem de uma frente fria pela Região. O tempo segue instável e ainda há previsão de mais chuva essa semana.

 Junho já começou com muita chuva no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná e chama a atenção o grande volume que caiu sobre as capitais Florianópolis e Curitiba em apenas seis dias. 

 

Chuva de Florianópolis já atingiu o dobro da média

A capital Florianópolis acumula entre o dia primeiro de junho e as 9 horas da manhã desta terça-feira (6), 150,9 mm de chuva, segundo as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O valor já o dobro da média histórica de junho, que é de 75 mm.

 

Chuva de Curitiba se aproxima da média 

Em Curitiba, o volume acumulado também surpreende nesses primeiros dias de junho. Até a manhã desta terça, foram registrados 79,4 mm de chuva na capital, sendo que a média histórica do mês é de 98 mm. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), pela medição convencional.

Durante a tarde da terça-feiram 6 de junho, Curitiba teve outra tempestade. Entre 15h e 17h, o INMET registrou 61 mm de chuva. O total acumulado entre 20h do dia 5 e 20h de 6 de junho foi de 117,4 mm. Na animação de imagem de satélite, as manchas vermelhas representam nuvens muito carregadas que passaram sobre Curitiba.

 

 

 



 

Mais chuva nos próximos dias 

Nesta quarta-feira (7), novas áreas de  instabilidade crescem entre o Paraguai e o norte da Argentina e avançam sobre o Sul do país. Há previsão de mais pancadas de chuva de moderada a forte intensidade para os estados do Paraná e de Santa Catarina, incluindo as regiões metropolitanas de Florianópolis e Curitiba.  

 

Além disso, o tempo volta a ficar instável sobre o Rio Grande do Sul, com o retorno das pancadas de chuva sobre todas as áreas do estado. As chuvas mais volumosas são esperadas para o oeste gaúcho no decorrer desta quarta. A Bacia do Rio Uruguai vem recebendo muita chuva desde o mês de maio e o risco de enchentes permanece nas áreas de fronteira com o Rio Grande do Sul. Uruguaiana é uma das cidades mais afetadas e começou a semana com mais de cinco mil desabrigados e desalojados. 

 

Na quinta-feira (8) outra frente fria avança pelo Sul. Continua o alerta para a previsão de chuva intensa e grandes acumulados especialmente no Rio Grande do Sul, mas ainda chove em Santa Catarina e no Paraná. A Grande Curitiba e a Grande Florianópolis terão pancadas de chuva com raios.

 

Confira abaixo os volumes de chuva estimados que deverão acontecer principalmente até a noite de quinta-feira:

 

 

O ar polar começa a entrar novamente no Sul do Brasil na quinta-feira  e os meteorologistas alertam para muito frio no final desta semana. Há expectativa de geada generalizada na Região Sul e Curitiba poderá ter geada no próximo sábado (10). 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

12°
min

16°
max

10mm / 90%

Curitiba - PR


min

13°
max

2mm / 40%