Frente fria provoca ventania e muita chuva no Sul

08/06/2017 às 12:20
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Rajadas de ventos passam de 130 km/h

O Sul do Brasil está em alerta com o deslocamento de uma grande frente fria e de forte intensidade pelos três estados da Região. Os volumes de chuva já ultrapassaram novamente os 100 mm em 24 horas e além das tempestades, ventos acima de 100 km/h provocam estragos. 

 

Rajadas de vento passam de 130 km/h 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as rajadas de vento alcançaram os 138 km/h no Morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra (SC), 132 km/h em Soledade (RS), 96 km/h em São Miguel do Oeste (SC), 92 km/h em Joaçaba (SC) e 77 km/h em Planalto. Municípios como Maratá, no Vale do Caí, no Rio Grande do Sul já reportaram destelhamentos de casas. Em São Miguel do Oeste pelo menos 100 casas sofreram prejuízos. 

 

Acompanhe as rajadas de vento mais intensas registradas no Sul do Brasil nas últimas 24 horas: 

 

Chuva muito volumosa 

Além da ventania, a cidade de Soledade (RS) acumulou 126,6 mm de chuva entre às 9 horas de quarta (7) e às 9 horas desta quinta-feira (8). No mesmo período o volume foi de 126,4 mm em Ibirubá (RS), 117 mm em Palmeira das Missões, 115,8 mm em Cruz Alta e 90,6 mm na capital Porto Alegre.   

 

Informações divulgadas pela EMATER-RS também mostram a quantidade impressionante de chuva. O município de Ijuí, no planalto gaúcho, registrou 165 mm de chuva no período de 12 horas, entre às 19 horas de quarta e às 7 horas desta quinta. Do começo do ano até o momento, a cidade acumula 1.676 mm, sendo que a média anual de Ijuí é de 1.650 mm.

 

Quinta-feira em alerta!

 A situação ainda é de alerta total na Região Sul. Nuvens muito pesadas provocam mais chuva intensa sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. Grandes volumes ainda são esperados até a noite nesta quinta-feira. As rajadas de vento ainda podem ultrapassar os 80 km/h.  

 

A Grande Porto Alegre está debaixo d'água desde ontem e a chuva se intensificou durante a noite. O tempo permanece carregado com condições para chuva forte até a noite. Na Grande Florianópolis e na Grande Curitiba, as pancadas de chuva devem chegar a partir da tarde e também há alerta para chuva e ventos fortes

 

 Você sabe o que vem por aí?

Geada no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

16°
min

25°
max

0mm / 0%

Porto Alegre - RS

15°
min

27°
max

0mm / 0%