Balanço da onda de frio 9 a 11 de junho de 2017

11/06/2017 às 21:36
por Josélia Pegorim

Atualizado 13/06/2017 às 20:57

Oferecimento
Neve, geada e temperaturas negativas

O ar frio de origem polar atuou com muita força sobre o Brasil entre os dias 9 e 11 de junho de 2017. A temperatura caiu muito no Sul, em grande parte do Sudeste, do Centro-Oeste, em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas.

 

 

A Região Sul voltou a registrar temperaturas abaixo de zero. Mas o frio ficou muito perto de 0°C em locais de Mato Grosso do Sul, de São Paulo e do Sul de Minas Gerais.

A chuva congelada e a neve na Região Sul foram o destaque no dia 9 de junho. Mas nos dias 10 e 11 de junho, a geada e o céu azul dominaram a cena. Como foi previsto, geou nos três estados do Sul, e desta vez até em Curitiba e no norte do Paraná, em Mato Grosso do Sul, em São Paulo e no Sul de Minas.

 

 

 

 

 

A massa de ar polar que gelou muitas áreas do Brasil entre 9 e 11 de junho não teve força para chegar ao Nordeste. A baixa temperatura na região de Santa Rita de Cássia, na Bahia, pode se explicada pela subsidência causada pelo ar seco.

 

Confira as menores temperaturas registradas em cada Região do Brasil nos dias 10 e 11 de junho.

 

 

 

 

Ranking do Frio no Brasil

A massa de ar polar que atuou forte sobre o Brasil entre 9 e 11 de junho provocou temperaturas abaixo de zero, mas não venceu a onda de frio do fim de abril. Veja como está o Ranking do Frio no Brasil em 2017.

 

 

 

 

 

O termômetro do Ranking do Frio no Brasil 2017 só marca temperaturas abaixo de zero. Quanto mais frio, mais negativo, mais para baixo. As temperaturas negativas ficam do lado direito do termômetro, no meio a data e do lado esquerdo, a quantidade de locais que registraram temperaturas abaixo de zero. São consideradas as medições feitas pelo INMET* e pelo EPAGRI/CIRAM*, que podem ser facilmente verificadas por qualquer pessoa que tenha acesso a internet.

Este termômetro será atualizado sempre que ocorrer alguma temperatura abaixo de zero medida por estas instituições.

 

Recorde de frio em capitais brasileiras 10 e 11 de junho

 

Frio bate recorde de provoca geada em SP

 

Neve no Sul do BR  - 9/6/17

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

23°
max

0mm / 0%

Curitiba - PR

11°
min

22°
max

0mm / 0%