Dias de sol para o Rio Grande do Sul

12/06/2017 às 15:47
por Maria Clara Machado

Atualizado 12/06/2017 às 16:48

Oferecimento
Quase 12 mil pessoas ainda estão fora de casa

A semana começou ensolarada e muito fria no estado do Rio Grande do Sul. A entrada de uma forte massa polar fez as temperaturas despencarem durante o fim de semana e conseguiu abrir o tempo. Depois de tantos eventos de chuva forte e volumosa no mês de maio e no início de junho, a melhor notícia para os gaúchos são os dias de sol e tempo firme esperados para essa semana

 

Surpreendente chuva de maior de 2017 no Brasil 

 

Novas áreas de instabilidade voltam a se formar sobre o Paraná e Santa Catarina, mas não chegam a crescer sobre o Rio Grande do Sul. Serão pelo menos cinco dias com predomínio de sol, poucas nuvens e sem chuva.

 

Veja no AgroclimaVolume de chuva ajudou safra de soja no Paraná 

 

79 municípios estão em situação de emergência 

As últimas informações da Defesa Civil do Rio Grande do Sul são de que 79 municípios decretaram situação de emergência em razão da chuva forte. No total, quase 12 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas. O município de Uruguaiana, na fronteira oeste, é um dos mais afetados pelas enchentes. 

 

Chuva pode voltar no fim de semana 

Com a perspectiva de sol e tempo firme por mais alguns dias, é possível que o nível dos rios comece a baixar, permitindo alguma recuperação das áreas alagadas e até o retorno de famílias para suas casas. Entretanto, a trégua da chuva não será muito longa. A previsão já indica a chegada de uma nova frente fria ao Sul do país no próximo fim de semana. 

 

Saiba mais:

Sul do Brasil terá mais chuva no inverno de 2017?