Costa leste do Nordeste com pancadas de chuva

14/06/2017 às 11:38
por Maria Clara Machado

Oferecimento

Uma grande massa seca e quente vem predominando sobre o Nordeste do Brasil. Sua atuação é especialmente sobre o interior da Região e as áreas do Sertão. O litoral, a zona da mata e até o agreste, estão mais úmidos, recebendo um pouco de chuva. 

 

Nuvens que avançam do mar para a costa leste do Nordeste provocam chuva em geral de fraca a no máximo moderada intensidade. Entre às 9 horas de terça (13) e às 9 horas de desta quarta-feira (14), choveu 15,2 mm em Areia (PB) e outras cidades do leste da Paraíba tiveram um pouco de chuva, incluindo a capital João Pessoa. Também voltou a chover no Recife com acumulado de 8,4 mm. Conde, no litoral norte da Bahia registrou 11 mm e Palmeira dos Índios, em Alagoas, 6,2 mm. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia. 

 

Mais pancadas de chuva na costa leste 

 

 As bandas de nuvens que avançam do mar aparecem na imagem de satélite desta quarta-feira e ainda vão chegar à costa leste do Nordeste nos próximos dias. 

 

Há previsão de mais pancadas de chuva de até moderada intensidade por todo o litoral, zona da mata e agreste, entre a Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e o Rio Grande do Norte. Apesar do aumento da chuva, os meteorologistas ressaltam que não há risco de chuva intensa e nem de raios. O sol vai aparecer intercalado pelos períodos de chuva. 

 

No litoral norte, apenas o Maranhão deve ter algumas pancadas de chuva nos próximos dias. Volta a chover um pouco no litoral do Ceará no domingo (18).

 

Atenção com a umidade baixa 

A umidade relativa do ar tende a ficar baixa, atingindo níveis críticos nas horas mais quentes do dia no oeste da Bahia e por muitas áreas do interior do Maranhão e do Piauí.

 

Os valores de umidade poderão chegar a níveis de alerta (entre 12% e 20%) e de atenção (entre 21% e 30%) segundo os padrões da Organização Mundial da Saúde. É importante se proteger adequadamente dos raios UV, com o uso do protetor solar, e não se descuidar da hidratação bebendo bastante água!

 

Confira a previsão completa para o feriado prolongado de Corpus Christi

 

Veja no Clima de Viagem10 pratos tradicionais para experimentas no Nordeste 

FASES DA LUA

  • Nova
    21/08
  • Crescente
    29/08
  • Cheia
    07/08
  • Minguante
    14/08

ESTAÇÕES DO ANO

  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03