Calor e pouca chuva no Norte

16/06/2017 às 11:51
por Angela Ruiz

Oferecimento
Ar seco atua em grande parte da Região

O grande destaque no Norte do Brasil é a diminuição da chuva e o calor. Uma massa de ar seco que atua sobre o interior do Brasil também influência o Tocantins, Rondônia, Acre, centro sul do Amazonas e do Pará. Nestas áreas, o fim de semana será com predomínio de tempo seco e um grande aquecimento do ar. O calor pode superar os 35°C em algumas cidades da região. O índice de umidade nestes estados pode ficar abaixo de 30%, considerado atenção, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

É preciso que a população evite exposição excessiva ao sol e atividades ao ar livre principalmente entre 10 às 16 horas, período em que a umidade do ar fica mais baixa. O ideal é se hidratar durante todo o dia. Por causa do risco de incêndios nesta época do ano, a Defesa Civil recomenda que as pessoas evitem fazer fogueiras nas proximidades de matas e florestas.

 

 

Nas demais áreas da região, áreas de instabilidade ajudam a formar nuvens carregadas de chuva. No fim de semana, Barcelos, Manaus, Boa Vista, Santarém, Macapá, Altamira e Belém terão sol, calor e pancadas de chuva que em alguns momentos pode vir acompanhada de raios especialmente à tarde e a noite.   

 

Acompanhe a previsão para a região Norte aqui  

Cheia do Rio Solimões

A cidade de Anamã, a 160 quilômetros de Manaus, foi invadida pelo Rio Solimões. A cidade está completamente alagada. O nível do rio surpreendeu até quem está acostumado com as cheias na região.  Dos 62 municípios do estado do Amazonas, 39 estão em situação de emergência por causa da cheia dos rios da região. A cheia é um fenômeno natural que ocorrem todos os anos em diversas áreas da Amazônia, interferindo diretamente na vida de quem mora às margens dos rios.

Influenciado por diversos fatores, entre eles o degelo da Cordilheira dos Andes e o índice de chuvas que caem nas cabeceiras dos rios,  a vazante e a enchente dos rios da Amazônia acontece anualmente e afeta a rotina de mais de 64 mil famílias.

 

A meteorologista Josélia Pegorim faz um panorama de como deve cair a chuva sobre o Brasil na segunda quinzena de junho de 2017. Assista:

 

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

25°
min

32°
max

50mm / 90%

Boa Vista - RR

27°
min

37°
max

0mm / 0%