Nova frente fria se aproxima do Sul

16/06/2017 às 16:40
por Angela Ruiz

Oferecimento
No fim de semana, o vento sopra forte

O tempo mais seco já está com as horas contadas no Sul do Brasil. Neste sábado (17), uma nova frente fria se aproxima do Rio Grande do Sul e começa a espalhar nuvens carregadas. Na região de fronteira com o Uruguai já são esperadas pancadas de chuva no período da tarde e em São Luíz Gonzaga a chuva chega à noite.

 

Nas demais áreas gaúchas, em Santa Catarina e no Paraná o sábado será de sol sem chuva. Porém, com a aproximação deste sistema as rajadas de vento aumentam e sopram forte sobre a Região Sul, mesmo em áreas onde não há expectativa de chuva.  

 

 

No domingo (18), a frente fria estará avançando rápido pela Região Sul do Brasil acompanhada de um ciclone e associada a uma massa de ar polar. A temperatura cai  e o vento sopra mais forte no sul e leste do Rio Grande do Sul podendo registrar rajadas de até 90km/h nas áreas de serra e do litoral gaúcho.   

 

No leste gaúcho, as áreas de instabilidade desta frente fria deixam o domingo nublado com chuva o dia todo, inclusive em Porto Alegre. Em Uruguaiana e Bagé, a chuva cai principalmente durante a na madrugada e manhã. No oeste, centro e norte gaúcho apesar da grande quantidade de nuvens não há expectativa para fortes tempestades.

 

A passagem da frente fria ajuda a espalhar instabilidade com condições para pancadas de chuva a qualquer hora do dia no oeste de Santa Catarina e região de Foz do Iguaçu, no Paraná. No Vale do Itajaí e no centro norte e leste paranaense o sol aparece e não há expectativa de chuva.  

 

Acompanhe o tempo no Sul nos mapas de previsão

  

A meteorologista Josélia Pegorim faz um panorama de como deve cair a chuva sobre o Brasil na segunda quinzena de junho de 2017. Assista:

 

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

15°
min

26°
max

0mm / 0%