Porto Alegre registra tarde mais fria do ano

19/06/2017 às 12:17
por Josélia Pegorim

Atualizado 19/06/2017 às 18:05

Oferecimento
Ar polar entra forte sobre o Sul do Brasil

Uma nova massa de ar polar entrou com muita força sobre o Rio Grande do Sul causando uma acentuada queda da temperatura. Em 24 horas, a temperatura caiu de 10°C a quase 19°C na maioria das áreas do estado.

 

 

Em Campo Bom, na Grande Porto Alegre, a temperatura às 10 horas desta segunda-feira estava em 10,4°C e ontem no mesmo horário era de 28,1°C. A queda foi de 17,7°C em 24 horas. Quem mora em Tramandaí, no litoral norte gaúcho, sentia um calor de 27,5°C às 10 horas de ontem e hoje o termômetro marcava 10,3°C a esta hora. Quase todo o Rio Grande do Sul amanheceu com temperaturas entre 1°C e 6°C. Apenas o litoral teve temperaturas mínimas em torno dos 10°C. Em Porto Alegre, a mínima foi 8,8°C, pela medição convencional do Instituto Nacional de Meteorologia, a segunda menor temperatura em 2017. O recorde atual de temperatura mais baixa é a marca de 8,4°C registrada em 28 de abril e em 11 de junho.

 

Tarde mais fria do ano em Porto Alegre

A tarde desta segunda-feira, 19 de junho, foi a mais fria do ano em Porto Alegre. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura máxima de apenas 12,2°C às 15 horas. A temperatura caiu aproximadamente 13°C em relação ao mesmo horário do domingo, 18 de junho. O recorde anterior de tarde mais fria do ano e de menor temperatura máxima em 2017 em Porto Alegre era 16,0°C no dia 9 de junho. Para efeito de recorde, a Climatempo tempo considera as medições da estação mais antiga, com histórico mais longo, que é a convencional.

A forte queda da temperatura foi provocada pela intensa massa de ar polar que ocorreu que começou a influenciar o Rio Grande do Sul na tarde do domingo.

 

Menor temperatura no Brasil

O ar polar entrou com muita força sobre o Rio Grande do Sul e todo o estado esfriou muito já tarde de ontem. Nesta segunda-feira, a menor temperatura no Rio Grande do Sul e no Brasil foi 1,4°C e ocorreu em São José dos Ausentes, na parte mais elevada da serra gaúcha.

 

Ar polar em Santa Catarina e no Paraná

A população de Santa Catarina também começou a sentir os efeitos desta nova massa de ar polar. A segunda-feira amanheceu bastante fria em todo o centro-oeste e sul do estado. Temperaturas 2°C a 5°C foram observadas na serra catarinense e no planalto sul. A menor no estado foi 2,7°C em São Joaquim, na região serrana, pela medição do Epagri-Ciram. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima ontem em Florianópolis foi de 30,0°C, o maior valor desde 11 de abril quando a máxima chegou aos 30,9°C.

No Paraná, o frio polar já começou a ser sentido nesta segunda-feira no oeste e sul do estado. A temperatura em Clevelândia baixou para 5,6°C nesta segunda-feira.

 

 

Previsão de geada

A madrugada da terça-feira, 20 de junho, o último dia do outono de 2017, será ainda mais fria especialmente para gaúchos e catarinenses, mas vai esfriar mais também no Paraná. O centro desta nova e forte massa de ar polar passará entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai entre a tarde do dia 19 e a tarde de 20 de junho. O centro de uma massa de ar polar é a região mais fria. O frio intenso vai ocasionar geada ampla e até de forte intensidade sobre o quase todo Rio Grande do Sul, no sul e centro-oeste de Santa Catarina e no sudoeste e no sul do Paraná.

Ainda deve gear em algumas áreas do Sul na quarta-feira, mas o frio deve diminuir bastante na madrugada do dia 21,quarta-feira, a primeira do inverno. O solstício de inverno ocorre à 1h24 do dia 21 de junho.

 

 

 

FASES DA LUA

  • Nova
    19/10
  • Crescente
    27/10
  • Cheia
    05/10
  • Minguante
    12/10

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06