Brasília registra menor temperatura do ano

19/06/2017 às 17:39
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Centro-Oeste tem forte contraste de umidade

Brasília termina o outono com madrugadas frias. As menores temperaturas de 2017 até agora foram registradas nos últimos dias.

 

 

Recorde de frio em Brasília

Nesta terça-feira, 19 de junho, o Instituto Nacional de Meteorologia mediu 12,1°C em Brasília, a menor temperatura do ano. O recorde anterior era 12,9°C no dia 17 de junho.

A baixa temperatura foi causada pelo efeito de perda radiativa que acontece em noites com pouca nebulosidade e não por influência de uma forte massa ar polar que nesta segunda-feira fez a temperatura cair muito no oeste e sul de Mato Grosso, incluindo Cuiabá, e no centro, oeste e sul de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande.

 

 

 

 

Temperatura abaixo de 10°C em Mato Grosso do Sul

 

Contraste térmico

Na imagem de satélite é possível ver a diferença de nebulosidade e de umidade sobre a Região Centro-Oeste às 15 horas (horas de Brasília) de 19/06/17. As manchas acinzentadas que cobrem toda a área a oeste de Mato Grosso, passa por Cuiabá, Campo Grande e vai até o sul de Mato Grosso do Sul representam nuvens que se formaram devido ao intenso contraste térmico gerado com a entrada de uma forte massa de ar polar sobre parte de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul. As outras áreas do Centro-Oeste estavam muito quentes, secas e com pouca nebulosidade.

Às 15 horas, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura em Brasília estava em torno de 24°C, em Goiânia 28°C, em Cuiabá 18°C e Campo Grande 13°C.

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

29°
max

35mm / 90%

Campo Grande - MS

22°
min

30°
max

10mm / 67%