Temperatura despencou em MS

19/06/2017 às 15:11
por Josélia Pegorim

Atualizado 19/06/2017 às 16:34

Oferecimento
O ar polar chegou com muita força ao estado

O ar polar voltou a entrar com muita força sobre o Mato Grosso do Sul e fez a temperatura despencar em 24 horas. Em Campo Grande, a temperatura caiu 16°C.

 

Depois de um fim de semana quente, com os termômetros chegando aos 30°C em várias áreas do estado, a sensação de frio intenso já dominava o Mato Grosso do Sul no começo da tarde da segunda-feira, 19 de junho. Em Campo Grande, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 29,2°C às 16 horas do domingo, 18, e apenas 13°C às 14 horas do dia 19 de junho. A queda foi de 16°C em 24 horas.

O ar gelou na fronteira com o Paraguai e a Bolívia. Em Ponta Porã, o aeroporto local registrava 7°C às 13 horas, mas a sensação térmica era de 0°C! No mesmo horário, a sensação térmica no aeroporto de Dourados era de 4°C, com temperatura real do ar de apena 9°C. Em Corumbá também esfriou muito. A sensação térmica era de 9°C às 13 horas. Na região do aeroporto de Campo Grande, a temperatura às 13 horas era de 12°C, mas com sensação térmica de 9°C.

 

O gráfico mostra a variação da temperatura em Campo Grande em 24 horas, antes e depois da entrada da forte massa de ar polar.

 

 

 

Outono termina muito frio

A passagem desta forte massa de ar polar faz o outono de 2017 terminar gelado em quase todo o Mato Grosso do Sul. O inverno começa oficialmente na madrugada de 21 de junho, à 1h24, pelo horário de Brasília. A terça-feira será muito fria no centro, oeste e no sul de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande, mas não há expectativa de novos recordes de frio para este e nem de geada. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura em Campo Grande este até agora foi 6,1°C em 11 de junho.

O ar polar chega suavizado até as regiões próximas da divisa com Goiás, onde hoje ainda fez muito calor nesta segunda-feira. Em Três Lagoas, em Paranaíba e em Chapadão do Sul, a temperatura ainda chegava a valores próximos dos 30°C no começo da tarde desta segunda-feira.  Nestas áreas. a temperatura cai nesta terça-feira e o céu fica nublado, uma situação oposta ao que foi visto nos últimos dias, mas não vai esfriar tanto como nas outras regiões do estado.

Em Campo Grande e no centro-oeste e no sul do estado, o sol começa a aparecer nesta terça-feira, mas o ar polar vence e a sensação ainda será de frio o dia todo.

 

Frio rápido

A passagem desta massa polar será rápida sobre o Mato Grosso do Sul. A temperatura volta a subir a partir da quarta-feira a semana termina quente. A madrugada de quarta-feira, 21 de junho, a primeira do inverno, será fria  mas não gelada e a tarde da quarta também são será fria como a desta desta-feira. Mesmo com o sol reaparecendo, a sensação ainda será de frio o dia todo. 

 

Confira a previsão para a Região Centro-Oeste

 

Contraste térmico

A entrada da forte massa de ar polar sobre o Mato Grosso do Sul gerou um acentuado contraste de umidade e de temperatura no estado. O choque entre o ar muito frio que chegou ao estado e o ar quente que predomina sobre o Centro-Oeste fez com que uma camada de nuvens baixas se formasse por quase todo o estado. Mas até por volta das 11 horas da manhã, a maioria das áreas de Mato Grosso do Sul estavam com temperatura baixa, nubladas e com alto nível de umidade no ar. As áreas próximas de Goiás e de São Paulo ainda estavam ensolaradas, quentes e secas.

A imagem de satélite mostra a nebulosidade (manchas cinzas) e as áreas secas e sem nuvens (cor preta)

 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

24°
max

0mm / 0%

Campo Grande - MS

14°
min

28°
max

0mm / 0%