6 coisas importantes sobre o inverno 2017 em SP

20/06/2017 às 21:22
por Josélia Pegorim

Atualizado 21/06/2017 às 11:26

Oferecimento
Estação começa úmida na capital

 O primeiro dia do inverno de 2017 será úmido e frio na cidade de São Paulo. A temperatura mínima oficial registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia foi de 14°C. Apesar da presença de um pouco de sol, algumas áreas da capital tiveram até garoa no começo da manhã e a sensação de frio persiste no decorrer do dia.  A temperatura à tarde não deve passar dos 20°C.

 

A recente passagem de uma frente fria intensificou os ventos marítimos sobre São Paulo e que ainda vão manter o ar muito úmido nesta quarta-feira. A influência de uma forte massa de ar de origem polar que se desloca pelo mar, ao largo do litoral do Sul e do Sudeste, ajuda a manter a temperatura fica baixa. 

 

 

 

 

Chuva diminui no litoral

O litoral de São Paulo entra no inverno de 2017 com céu nublado, temperatura baixa e chuva fraca. Não deve ocorrer mais a chuva persistente e volumosa.

Choveu de 100 mm a 170 mm entre a noite do dia 19 e a noite de 20 de junho em vários locais do litoral de São Paulo, pela medição do CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. Entre 20h10 do dia 19 e 20h10 de 20 de junho caíram 170 mm em Ubatuba/Poruba, 156 mm em São Sebastião/Juquehy, 151 mm no Guarujá/Pereque e 144 mm em Santos/Caruara.

 

 

Primeiro fim de semana de inverno

A infiltração de umidade marítima e a nebulosidade diminuem a partir de quinta-feira, 22, e o sol reaparece. Até pelo menos o domingo, não há previsão de chuva e sol vai aparecer por várias horas, mas o começo das manhãs será nublado, com uma névoa ou nevoeiro que ficam mais comuns sobre a Grande São Paulo com as baixas temperaturas na madrugada e do amanhecer. O primeiro fim de semana do inverno será com predomínio de sol no estado de São Paulo, com noites frias e a tardes amenas na maioria das áreas do estado,

 

Como será o inverno de 2017 em SP?

A primeira informação importante é: esqueça o frio intenso e prolongado do ano de 2016. A intensidade e a frequência do frio no inverno de 2017 será muito menor do que o do inverno de 2016.

Confira 6 dicas importantes sobre o inverno 2017 no estado de São Paulo

 

 

 

 

 

Temperatura de 10°C

A temperatura de 10°C é emblemática e é associada com frio intenso na maioria das áreas do Brasil. É assim também na região da cidade de São Paulo. Quando o termômetro chega ao dígito dos 10°C, ou fica abaixo dele, quase todo mundo sente frio na Grande São Paulo e no estado de São Paulo de forma geral.

Temperatura de 10°C ou menos na cidade de São Paulo acontece pelo menos uma vez em quase todos os anos e é um bom indicador da intensidade do frio outono/inverno. O frio de 2016 foi realmente mais intenso e prolongado. Já o ano de 2015 passou para a história climática da cidade de São Paulo como o ano em que a temperatura não baixou de 10°C no Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista, onde o Instituto Nacional de Meteorologia faz medições meteorológicas regulares desde 1943.

A tabela mostra os meses de outono/inverno nos quais a temperatura no Mirante de Santana chegou a 10°C ou alcançou marcas menores.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

13°
min

20°
max

0mm / 0%