Oferecido por
O Foco Ambiental foi até a Smart Eco House, em São Paulo, para mostrar como a casa consegue ter uma economia de 60% na conta de água e de 100% na conta de luz!
Smart Eco House
Oi gente! Sabe aquelas contas que você recebe todo mês? Então, hoje a gente veio mostrar uma casa que não tem esses problemas! É a Smart Eco House, na zona norte de São Paulo. Uma casa projetada para ser autossustentável!
Tá, mas e aí?
E aí que, além de ajudar o meio ambiente, por aqui se economiza e muito nas contas do fim do mês! O João Barassal é o engenheiro eletrônico e inventor que fez o projeto virar realidade. Ele conta quais são as principais vantagens ambientais da Smart Eco House. “As vantagens principais são o reaproveitamento de matérias, a geração de energia e o reaproveitamento da água da chuva”.
Smart Eco House
Economia de água
Vamos começar falando da economia de água da Smart Eco House. Cerca de 60% do consumo vem da água da chuva. “Funciona assim, toda a água do telhado é concentrada na cisterna e depois vai para a estação de tratamento de água. Nós potabilizamos a água da chuva. Então, ela vai para a estação de tratamento, lá ela vira água potável e é bombeada para uma caixa d’água. Aí é quando a gente pode usar a água da chuva”, explica Barassal, que não teve problemas de falta d’água na época de racionamento.
Economia de energia
Outra coisa que não falta na Smart Eco House é energia! A energia consumida na casa vem de duas fontes principais. A turbina de energia eólica e os 18 painéis solares. A energia produzida nos painéis solares passa por um inversor e é ligada na rede. “É assim, esse sistema é um sistema on grid, então todo o excedente de energia é vendido para a rede. Ou você usa, ou você vende”, esclarece Barassal.
Essa economia de energia é muito interessante, especialmente no inverno, estação onde a conta de luz costuma aumentar!
A energia produzida pelas outras 9 placas é vendida para a rede elétrica.
“Esse outro inversor recebe a energia da turbina eólica e armazena em baterias e é off grid, ou seja, não está ligado na rede. Então, quando a gente precisa porque acaba a energia, ele entra suprindo a energia da casa como se fosse um grande sistema nobreak.”
Veja também como ter um consumo consciente!
É um investimento que, além de ajudar o meio ambiente, acaba compensando com a economia que se tem nas contas! “Muita gente já está colocando, pensando e investindo. Eu acho que daqui há uns cinco anos, no máximo, vai ser uma coisa muito popular como comprar uma geladeira!”, finaliza João.
Matéria indicada pelo Foco Ambiental - Será que esse lixo é seu?
Sugestões de pauta ou denúncias ambientais podem ser enviadas para: [email protected]