Risco de chuva forte no litoral do ES e do Nordeste

22/06/2017 às 16:20
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Baixa pressão atmosférica se intensifica entre o ES e a BA.

O tempo ficou mais instável no Espírito Santo e no sul da Bahia com a recente passagem de uma frente fria. Muitas nuvens se formaram e chuva ficou frequente desde a noite da quarta-feira, 21 de junho.

 

Não houve registro de chuva muito forte e nem de raios, mas a chuva às vezes moderada e persistente gerou alguns acumulados que chamaram a atenção. Em São Mateus (ES) choveu 21,6 mm entre o começo da madrugada até 14 horas desta quinta-feira. Vitória acumulou cerca de 18 mm neste período. Já o CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou chuva mais volumosa em Aracruz (região do Guaraná), onde choveu quase 52 mm entre o fim da noite da quarta, 21, e o fim da manhã da quinta-feira, 22.

No sul da Bahia, as pancadas de chuva ficaram frequentes especialmente no litoral sul baiano, mas os acumulados em 24h foram pouco acima de 10 mm.

 

 

 

Baixa pressão atmosférica

As condições para chuva aumentam nos próximos dias na região do Espírito Santo e também nas áreas próximas do litoral da Bahia, de Sergipe e de Alagoas. Uma área de baixa pressão atmosférica se intensifica entre o sul da Bahia e o litoral capixaba. A mudança na circulação dos ventos sobre o mar vai forçar uma concentração de umidade e estimular a formação de mais nuvens de chuva. Mesmo sem conter raios, estas nuvens poderão provocar chuva moderada a forte por várias horas. As capitais Vitória, Salvador, Aracaju e Maceió vão sentir o aumento da chuva nos próximos dias. Este sistema de baixa pressão atmosférica terá influência no Espírito Santo e na costa da Bahia por vários dias.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

25°
min

32°
max

5mm / 90%

Vitória - ES

25°
min

35°
max

0mm / 0%