Tempo seco favorece colheita do milho

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A semana termina com a previsão de tempo seco e temperaturas baixas em grande parte do Brasil. A presença de uma massa de ar seco sobre a região centro-sul do país não deixa que venha a se formar nuvens de chuva e com isso, a previsão para os próximos dias é de tempo seco e temperatura baixa, principalmente ao amanhecer. Não há risco para formação de geada. Porém, devido à presença da massa de ar fria, as madrugadas de sábado (24), domingo (25) e da segunda-feira (26) deverão ser mais geladas, onde muitos municípios de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e do sul de Minas Gerais deverão registrar temperatura abaixo dos 10°C.

 

O tempo mais seco tem possibilitado o rápido avanço da colheita do milho, algodão, café e da cana de açúcar, bem como o plantio do trigo. E como não há previsão de chuva para a semana que vem às condições se mantem favoráveis aos trabalhos de colheita. Além de beneficiar a colheita, o padrão meteorológico também possibilita uma melhora na qualidade dos grãos colhidos e no rendimento da cana de açúcar.

 

Previsão do tempo para 15 dias com análise do estado e impacto das condições previstas para a cultura

 

As chuvas só deverão retornar em meados da semana que vem somente sobre o Rio Grande do Sul e a faixa leste de Santa Catarina, por causa de uma nova frente fria que deverá avançar pela região e provocar chuva rápida e com intensidade entre fraca a moderada.

 

Análise de volume de chuva para a área produtora

 

Em boa parte da faixa litorânea do Sudeste e do Nordeste a previsão para os próximos dias é de continuidade da chuva. A chuva no Espírito Santo tem atrapalhado a colheita do café, mas por outro lado, no Nordeste tem beneficiado o desenvolvimento das lavouras, principalmente de cana de açúcar.