Condições estão favoráveis à colheita do algodão

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil a partir desta quarta-feira (28) irá mudar o padrão de tempo seco que vem ocorrendo nos últimos dias. O sistema provoca pancadas de chuva de forma irregular e ficará restrito somente ao Rio Grande do Sul e, no máximo, a Santa Catarina. Os maiores volumes de chuvas devem ocorrer sobre a metade sul gaúcha.

 

Entre quinta (29) e sexta-feira (30), os trabalhos de preparo do solo e plantio terão que ser paralisados sem prejuízos aos produtores e as lavouras. Pelo contrário, a chuva vai colaborar para elevação dos níveis de umidade do solo, garantindo melhores condições ao desenvolvimento das lavouras nas próximas semanas.

 

O futuro da previsão do tempo no campo. Veja aqui.

 

Nas demais regiões do Brasil, o tempo segue aberto e sem previsão para chuva o que mantem as condições bastante favoráveis à realização da colheita do milho, algodão, café e da cana de açúcar. Este padrão de tempo mais firme e sem chuva deverá se manter inalterado ao longo dos próximos 10 dias. Observe que o mapa abaixo mostra uma perspectiva de acumulado de chuva mais volumosa na faixa litorânea do Nordeste e eventualmente no litoral do Sudeste, sendo que a chuva no Nordeste mantem as condições favoráveis ao desenvolvimento das lavouras.

 

 

Temperatura

Com relação às temperaturas, o padrão continua o mesmo, ou seja, temperatura mais amena durante a noite e dias quentes, sem risco para ocorrência de geada. 

 

Veja também: Previsão de chuva no sertão nordestino

Previsão de muita chuva no milharal dos EUA