Como será a primeira massa polar de julho de 2017?

29/06/2017 às 17:09
por Josélia Pegorim

Atualizado 29/06/2017 às 20:41

Oferecimento
Sul do Brasil começa a esfriar nesta sexta

A virada de junho para a julho de 2017 será com o rápido de deslocamento de uma frente fria pela costa do Sul e do Sudeste do Brasil. Tecnicamente esta frente fria avança sobre o Sul do Brasil no dia 30 de junho e entre a tarde e a noite chega ao litoral de São Paulo.

 

 

Os ventos frios da massa polar desta frente fria começam a ser sentidos no litoral do Rio de Janeiro já na madrugada do sábado, 1 de julho, e chegam ao sul do Espírito Santo até o fim da noite do sábado. No domingo, 2 de julho, esta frente fria já estará passando pelo litoral sul da Bahia e os ventos frios também estarão chegando por lá.

 

 

 

 

Onde vai chover?

Quando se fala em frente fria muita gente imagina a mudança do tempo com chuva. Desta vez, a chuva vai cair um pouco no Sul e nas áreas próximas ao litoral do Sudeste. A região da capital e do litoral de São Paulo, os estados do Rio De Janeiro e do Espírito Santo e áreas de Minas Gerais como a Zona da Mata Mineira e parte do Vale do Rio Doce vão sentir a chuva desta frente fria, mas a umidade não penetra com força pelo interior do Sudeste e nem chega ao Centro-Oeste.

 

 

Forte massa de ar polar

O que mais chama atenção é a massa de ar frio de origem polar que vem com esta frente fria. É um sistema de alta pressão atmosférica grande, muito forte, que deve alcançar um valor de pressão de até 1038 hPa sobre o oceano. O ar de origem polar entra no Brasil, mas o país não vai esfriar tanto como aconteceu outras vezes no outono.

 

 

 

 

O caminho do centro (A) da massa polar, que é a região mais fria, desta vez será pelo mar e isto vai fazer toda a diferença. Apesar de forte, o frio não será intenso e nem a geada no Sul do Brasil será ampla como já ocorreu no fim de abril ou em meados de junho.

 

 

 

 

 

O valor da pressão é uma das formas de medir a força de uma massa de ar polar. Quanto maior a pressão, mais fortes são os ventos gerados pelo sistema. Esta grande massa de ar polar vai influenciar por vários dias quase toda a costa leste do Brasil, do Sul ao Nordeste. Seus ventos fortes vão deixar o mar agitado nos primeiros dias de julho de 2017, mas o frio mais intenso desta massa polar vai para o oceano. 

 

Possibilidade de neve no parque nacional do Itatiaia (RJ)

 

Quem vai esfriar?

No Sul do Brasil, o frio mais intenso será no fim de semana e na segunda-feira podendo gear em algumas áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O fim de semana será bastante frio nas capitais.

A Grande São Paulo passa todo o primeiro fim de semana de julho com temperatura baixa e grande sensação de frio.

Na região da cidade do Rio de Janeiro, a temperatura já terá forte queda de sexta para sábado, 1 de julho, mas a maior sensação de frio virá no domingo, 2 e na segunda-feira, 3 de julho.

Em Belo Horizonte, a temperatura cai no domingo, mas a maior sensação de frio será na segunda e na terça-feira, 3 de julho.

Em Vitória, a temperatura tem brusca queda de sábado para domingo e a sensação de frio aumenta na segunda.

Uma queda de temperatura moderada também é esperada para Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, no fim de semana. O calor dos últimos dias dará lugar a tardes amenas no fim de semana.

Esta massa de ar polar não vai afetar a Região Norte do Brasil.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

12°
min

21°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

12°
min

25°
max

0mm / 0%