Mais de 100 mm/24h de chuva em AL e PE

29/06/2017 às 12:16
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Chuva continua na costa leste do Nordeste

Áreas de instabilidade persistem sobre a costa leste do Nordeste e se intensificaram de ontem para hoje. A chuva aumentou, como já era esperado, e grandes volumes de água foram acumulados no leste de da Paraíba, de Pernambuco e de Alagoas.

 

 

O total de chuva superou os 100 mm no período entre 9 horas do dia 28 e 9 horas do dia 29 de junho. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 124,1 em Maceió, capital de Alagoas, e foi o maior volume de chuva no país neste período. O CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais) registrou 110,9 mm em Barreiros (PE). Em Recife, segundo o Inmet, o total de chuva em junho já está em quase 440 mm superando a média histórica. Em Maceió já choveu quase 460 mm também superando a média para o mês. João Pessoa acumulava em junho cerca de 275 mm até 9 horas do dia 29.

 

 

Mais chuva

A previsão é de mais chuva para os próximos cinco dias. A chuva não vai parar e entre a sexta-feira e o domingo e toda a costa leste do Nordeste. No período de cinco dias, vários locais no litoral e na zona mata, do leste do Rio Grande do Norte ao litoral de Sergipe podem voltar a acumular mais de 100 mm de chuva. As áreas de instabilidade ficam muito ativas no leste do Nordeste e mesmo áreas do Agreste e até do sertão entre o Ceará, a Paraíba e do Rio Grande do Norte poderão ter chuva moderada a forte até o começo de julho, o que já não é comum.

Há risco de chuva forte nas capitais entre Natal e Maceió nos próximos dias. A chuva persistente e volumosa tem potencial para alagamentos e deslizamentos de terra.

 

CIDADES RELACIONADAS

Natal - RN

25°
min

32°
max

15mm / 90%

Recife - PE

25°
min

31°
max

20mm / 80%