Chuva atinge o sertão do Nordeste e continua no litoral

01/07/2017 às 21:49
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Há risco de chuva moderada a forte

Áreas de instabilidade continuam se formando sobre o Nordeste do Brasil e se espalham também pelo interior levando chuva até para o sertão, o que não é comum nesta época.

 

Na noite do sábado, 1 de julho, imagens de satélite mostravam uma intensificação destas áreas de instabilidade sobre a faixa norte do Nordeste, mas as nuvens estavam menos carregadas no leste da Região.

 

 

 

Choveu forte em neste sábado em áreas do interior do Ceará e da Paraíba e grandes volumes voltaram a ser acumulados no litoral. Mesmo com previsão de períodos de sol neste domingo, 2 de julho, chuva não dará trégua ao leste do Nordeste. O tempo fica muito instável, com chuva frequente que pode ainda cair com moderada a forte em intensidade em várias horas.

A situação é preocupante em relação a alagamentos e deslizamento de terra, pois nas áreas litorâneas e de zona da mata o solo está encharcado por causa da chuva volumosa que voltou a cair nos últimos dias de junho. A previsão indica mais chuva para o leste do Nordeste e para o litoral norte nesta primeira semana de julho. A partir de segunda-feira, não deve chover mais no sertão.

 

 

 

 

 

Em Maceió, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 104,8 mm de chuva entre 9 horas do dia 30 de junho e 9 horas de 1 de julho. O mês de junho terminou com 514 mm de chuva acumulados, cerca de 50% acima da média normal.

 

 

Chuva de caju em Teresina

E deu até "chuva de caju" em Teresina. Veja o comentário que Ozéas Neves fez quando compartilhou sua foto no site da Climatempo: " Reza a tradição que "chuva dos cajus" costuma cair no início da florada do cajueiro na região de Teresina e adjacências, em meados de junho e julho. Porém nos últimos anos a ocorrência de chuva nesse período estava mais para lenda do que para realidade. Mas justamente neste último dia de junho grandes cúmulos-nimbos se formaram no final da tarde e avançaram sobre a capital do Piauí, trazendo chuva moderada e refrescando um pouco o Clima já muito quente. E que venha mais chuva para os cajus e para todos nós."

 

Confira os mapas de previsão para o Nordeste para os próximos dias

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Teresina - PI

23°
min

31°
max

25mm / 90%

Maceió - AL

23°
min

30°
max

25mm / 90%