Semana de mais chuva no leste do Nordeste

03/07/2017 às 16:38
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Alerta de ressaca no mar

A chuva tem sido frequente e por vários dias volumosa, sobre áreas da costa leste do Nordeste. A intensificação das áreas instabilidade coincidiu com a entrada do inverno, quando a chuva começou a aumentar muito no leste, nos dias 21 e 22 de junho. Desde então, várias capitais como Natal, João Pessoa, Recife, Maceió e Aracaju sentiram o impacto da chuva, com transtornos como alagamentos. Pelo interior dos estados, a chuva muito bem vinda, vem contribuindo para encher os açudes e umidificar o solo para o plantio. 

 

Sobre a costa norte, também choveu mais neste fim de semana. A capital São Luís (MA) chegou a registrar o maior volume de chuva do Brasil com 64 mm acumulados entre às 9 horas de domingo (2) e às 9 horas desta segunda-feira (3), pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). No Farol Preguiças (MA), choveu 26,4 mm e em Esperantina, no norte do Piauí, o volume foi de 41,4 mm no mesmo período.

 

Costa leste com mais chuva

A semana promete mais chuva sobre todo o leste da Região. As áreas de instabilidade continuam ativas e as pancadas de chuva ainda serão frequentes entre pelo litoral, zona da mata e agreste, entre a Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e o Rio Grande do Norte. Em vários momentos pode chover com moderada intensidade. Há ainda uma tendência da intensificação da chuva de novo sobre o litoral do Rio Grande do Norte e da Paraíba a partir do meio da semana.

 

Nesta terça-feira (4), a chuva continua por toda a costa leste e deve ser mais persistente em Sergipe e Alagoas. Voltam a ocorrer pancadas de chuva com raios sobre o Maranhão. 

Áreas do interior do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, também vão continuar recebendo chuva essa semana.

 

Acompanhe no mapa a estimativa de chuva para todo o Nordeste nos próximos dias. O litoral do Rio Grande do Nordeste e da Paraíba poderão acumular 100 mm no período de cinco dias. 

 

 

Mar agitado

O mar já subiu no litoral da Bahia e vai permanecer agitado ao longo desta terça-feira. Em todo o litoral, entre a Bahia e a Paraíba, a agitação marítima será grande com alerta de ressaca, emitido pela Marinha do Brasil. Navegantes, surfistas e banhistas, devem ficar atentos aos avisos. As ondas poderão ficar em torno dos três metros em alto mar. 

 

Confira como vai ficar o tempo em todo o Nordeste nesta terça-feira.

 

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

25°
min

30°
max

10mm / 90%

Natal - RN

24°
min

31°
max

15mm / 83%