Ar fica mais seco em GO e no DF depois do frio

06/07/2017 às 20:31
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Por que esfriou tanto em GO e no DF?

Temperaturas abaixo dos 10°C ainda foram observadas nesta quinta-feira em áreas de GO, no DF e em MS. Entenda porque porque esfriou tanto em GO e no DF?

 

 

Menos de 10°C em GO e no DF 

O frio é consequência da combinação de uma forte e grande massa de ar polar que vem influenciando o Brasil desde o início de julho e do efeito da grande perda radiativa por causa da falta de nebulosidade à noite.

 

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura mínima em Mato Grosso do Sul foi de 9,4°C em Água Clara. Em Goiás, a temperatura ficou ainda mais baixa e várias cidades experimentaram frio de menos de 10°C na madrugada de 6 de julho. A região de Morrinhos teve mínima de 7,8°C e em Pires do Rio, a temperatura baixou para 7,9°C. No Distrito Federal, o frio mais intenso foi em Planaltina, onde temperatura chegou aos 9,1°C.

 

Por que esfriou tanto em GO e no DF?

 

Muito frio em Goiás e no Distrito Federal no início de julho de 2017

 

 

Por causa desta forte massa de ar polar, Brasília registrou as menores temperaturas até agora. Em Goiânia houve recorde de madrugada mais fria até agora  no dia 4 de julho.

 

Temperatura em elevação

O ar polar intenso está se afastando do Brasil. Com a diminuição do ar frio e do vento e com o sol forte o dia todo, a temperatura vai subindo nos próximos dias em toda a Região Centro-Oeste. As noites continuam frias, mas já não serão geladas como nos últimos dias. Nesta sexta-feira e no fim de semana, alguns locais ainda poderão ter temperaturas próximas dos 10°C, mas acima desta marca.

 

Ar seco

O Centro-Oeste do Brasil está em pleno período de seca. Os dias sem chuva, praticamente sem nuvens, com tardes quentes e com níveis de umidade do ar muito baixos são características de julho. Não há expectativa de nenhuma chuva para nenhum local da Região Centro-Oeste pelo menos até o fim da primeira quinzena de julho.

A passagem deste ar frio polar vai fazer com que o os níveis de umidade do ar baixem ainda mais nos próximos dias. Até às 19 horas (Brasília), o menor nível de umidade do ar no dia 6 de julho na Região Centro-Oeste, pela medição automática do Instituto Nacional de Meteorologia, foi de 23% em Aragarças, no estado de Goiás, e em Rondonópolis, no estado de Mato Grosso.

Os níveis de umidade do ar podem ficar abaixo de 20% nos próximos dias. A falta de ventos e de chuva por vários consecutivos deixa o ar mais sujo, empoeirado, o que prejudica a saúde do ser humano.

 

Céu com poucas nuvens em Anápolis (GO) - 04/06/17

 

 

 

 

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

Um meteorologista para satisfazer a sua curiosidade! Confira em  #pergunteaometeorologista

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

24°
min

29°
max

40mm / 90%

Goiânia - GO

21°
min

27°
max

30mm / 67%