Porto Velho entra em alerta com umidade de 19%

12/07/2017 às 16:34
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Saiba quais áreas ficam em atenção

Os níveis de umidade relativa do ar baixaram mais no estado de Rondônia e a capital Porto Velho entrou em situação de alerta na tarde desta quarta-feira (12). Por volta das 14 horas, o aeroporto local registrou 33 graus e umidade do ar de 19%. 

 

Ar seco mantém áreas em atenção 

A forte massa de ar seco e quente que influencia todo o sul da Amazônia e predomina por grande parte do Brasil, vem mantendo o tempo ensolarado e as temperaturas elevadas à tarde. Os estados de Rondônia, Acre, Tocantins e o sul do Pará vêm registrando os menores valores de umidade do ar na Região Norte. 

 

Nesta quinta-feira (13), todas essas áreas novamente poderão registrar valores de umidade entre 20% e 30% nas horas mais quentes da tarde, entrando em situação de atenção segundo os padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS). Algumas localidades poderão ter umidade até abaixo dos 20% repetindo a situação de alerta desta quarta. 

 

Quer saber como se mede a umidade do ar?


 
  Foto: Luciana Lussa - PortoVelho/RO

 

Dica:

Toda vez que os níveis de umidade do ar atingem valores críticos abaixo dos 30%, a OMS recomenda aumentar a ingestão de líquidos, umidificar ambientes com toalhas molhadas e evitar exercícios físicos ao ar livre, principalmente entre às 10hs e às 16hs.   

 

As áreas de chuva sobre a Região continuam concentradas sobre o extremo norte. Roraima, Amapá, norte do Amazonas e do Pará seguem com previsão de pancadas de chuva de moderada à forte intensidade nos próximos dias. 

 

Confira aqui a previsão para todo o Norte do Brasil.

 

Veja também: Ar seco bloqueia frente fria  

 

CIDADES RELACIONADAS

Porto Velho - RO

24°
min

29°
max

30mm / 90%