Vai chover em SP com a próxima frente fria?

13/07/2017 às 21:09
por Josélia Pegorim

Atualizado 14/07/2017 às 08:32

Oferecimento

Os paulistas vivem o desconforto dos dias muito secos. A falta de chuva é comum nesta época, mas o tempo seco por dias consecutivos piora a situação de quem já sofre com problemas respiratórios crônicos. Na região da cidade de São Paulo, a última chuva que realmente molhou o chão foi há um mês, entre 13 e 14 de junho, quando choveu 13,2 mm, pela medição do INMET no Mirante de Santana, na zona norte da capital.

 

Nesta quinta-feira(14), os níveis de umidade do ar voltaram a ficar próximos e abaixo dos 30% em muitas áreas do centro, oeste e do norte do estado. Pela medição automática do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia -, o menor índice no estado foi 22% em Ibitinga. Em Bebedouro, Pradópolis e Barretos, o nível de umidade mínimo chegou aos 25%.

 

Sexta seca

Nada muda nesta sexta-feira. O sol aparece forte e o ar deve ficar ainda mais seco. É mais um dia de grande amplitude térmica: frio de manhã cedo e calor à tarde. 

Esta massa de ar seco que influencia São Paulo é extensa e atua por quase todo o Brasil. Seu centro (região com maior subsidência e mais seca) se aproxima de São Paulo nesta sexta-feira e os níveis de umidade do ar tendem baixar mais. Várias áreas do norte e do oeste do estado podem registrar menos de 20% de umidade no ar nas horas mais quentes da tarde. O calor se aproxima dos 30°C nestas áreas.

 

Névoa e nevoeiro na Grande SP

A região da cidade de São Paulo também fica mais seca e quente nesta sexta-feira. O dia amanheceu nublado, com névoa na capital e nevoeiro em Guarulhos, que por volta das 8h da manhã a visibilidade era de 800 metros. No entanto, já no período da manhã o sol aparece forte. O nível de umidade diminui, mas ainda não atinge valores críticos. Nas horas mais quentes da tarde, a umidade relativa do ar fica entre 30% e 40%.

 

Fim de semana

O fim de semana será com sol e até calor no estado de São Paulo. Esquenta também na capital e no litoral e dá até para pensar em curtir uma praia. O ar volta a se movimentar no domingo. Pode ventar com moderada a forte intensidade, mas serão ventos quentes que estarão anunciando a chegada de uma frente fria que muda o tempo na segunda-feira.

 

Chove em SP com a próxima frente fria?

A nova frente fria que chega na segunda-feira vai trazer um pouco de chuva para o estado de São Paulo no decorrer da próxima semana. Porém, não se deve esperar por chuva prolongada e nem generalizada. Não há previsão de chuva para todo o estado. As regiões mais beneficiadas com a chuva desta frente fria serão o sul e o centro-leste do estado. A maioria das regiões do interior paulista terá o aumento da nebulosidade e acentuada queda da temperatura na próxima semana, mas não a chuva. Confira a previsão para o estado para os próximos dias.

 

Sul do Brasil pode ter neve novamente

 

Virada radical do tempo à vista

 

 

Foto: Yago Barroso Ali, São Paulo/SP, 13/7/17

 

 

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

Um meteorologista para satisfazer a sua curiosidade! Confira em  #pergunteaometeorologista

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

28°
max

5mm / 90%