Ar polar muito forte atua sobre o BR por vários dias

17/07/2017 às 22:35
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Sul tem temperaturas abaixo de zero

A massa de ar polar que começou gelar o Brasil no dia 17 de julho é a mais intensa de 2017 até agora, mas é pouco provável que outra onda de frio com estas características passem pelo país até o fim do ano.

 

Esta massa de ar de origem polar é extremamente forte e que vem congelando o centro-sul da América do Sul desde o sábado. Por causa desta intensa onda de frio, a região de Bariloche, no lado Argentino da cordilheira dos Andes registrou 25,4°C abaixo de zero no dia 15 de julho de 2017, um recorde histórico segundo informação do serviço nacional de meteorologia da Argentina. Neve que caiu sobre Santiago, capital do Chile, também foi histórica. A neve caiu também em áreas da província de Buenos Aires, o que não é comum.

Toda massa de ar polar é um sistema de alta pressão atmosférica e uma das formas de medir sua força é pela avaliação do valor da pressão atmosférica. Esta massa de ar polar alcançou 1040 hPa (hectopascais) sobre o norte da Argentina. Este é um valor de pressão atmosférica muito elevado e raro sobre esta parte da América do Sul. A carta meteorológica analisada pela Marinha do Brasil mostra este centro de pressão.

 

 

Fonte: DHN - Marinha do Brasil

 

O centro desta massa de ar polar, que é a região mais fria, se desloca nos próximos três dias sobre a Região Sul do Brasil. Assim, o país vai sentir os efeitos desta grande e forte massa de ar polar por vários dias.

 

Geada 

Temperaturas abaixo de zero e geada forte são esperadas para o Sul do Brasil e para o sul de Mato Grosso do Sul. O Sul do Brasil poderá registrar temperaturas entre 5°C negativos e 10°C negativos na passagem desta massa polar. O frio abaixo de zero vai causar geada forte e ampla e que desta vez pode causar grandes danos para a agricultura e pecuária.

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

 

O ar polar chega forte a Rondônia, ao Acre e ao sul do Amazonas, mas atinge o Espírito Santo e o norte de Minas Gerais com pouca força.

 

 

 

 

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

Um meteorologista para satisfazer a sua curiosidade! Confira em  #pergunteaometeorologista

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

 

Foto: Mycchel Hudsonn Legnaghi - Agência São Joaquim Online, São Joaquim/SC