Frio congelante e neve no Sul do Brasil

17/07/2017 às 11:23
por Josélia Pegorim

Atualizado 18/07/2017 às 00:27

Oferecimento
Condições para o fenômeno persistem na noite desta segunda

A massa de ar polar extremamente forte que começou atingir o Brasil nesta segunda-feira, 17 de julho, fez a temperatura cair muito na Região Sul, em Mato Grosso do Sul e também no oeste e sul de Mato Grosso. Conforme vinha sendo anunciado pela Climatempo nos últimos dias, a neve no Sul começou a cair pela manhã na Região Sul.

 

 

Noite congelante no Sul

A noite desta segunda-feira, 17 de julho, segue extremamente gelada no Sul do Brasil e as condições para queda de neve persistem nesta noite especialmente sobre municípios da serra do Rio Grande Sul, no planalto e serra de Santa Catarina. Mas não dá para descartar a possibilidade de nevar oeste catarinense, no sudoeste e  sul do Paraná. 

Conforme medição do Instituto Nacional de Meteorologia, às 19 horas a temperatura estava em 1,9° abaixo de zero em Bom Jardim da Serra, ma região do Morro da Igreja e 1,4°C abaixo de zero em São José dos Ausentes. 

No morro de Urupema, em Urupema, cidade da serra catarinense, a temperatura às 19 horas estava em 3,4°C negativos, conforme medição do Epagri-Ciram*. O mesmo órgão registrava 2,2°C negativos em São Joaquim (Epagri-Trento), 1,0°C negativo em Água Doce (Trento), cidade próxima da divisa com o sul do Paraná, e 1,8°C negativos em Urubici (Mundo Novo) 

 

 

Neve acumula em São Joaquim

Como já era esperado, com a intensificação do frio na noite desta segunda-feira, as condições para a neve aumentaram. Em São Joaquim, na serra de Santa Catarina, a neve começou a cair com com persistência pouco depois das 17 horas e em pouco tempo a vegetação e o capô dos carros já estavam branquinhos de neve. 

A Agência São Joaquim Online divulgou as fotos . O boneco recebeu o sugestivo nome de "Nevaldo". 

 

Foto: Agência São Joaquim Online, São Joaquim/SC - Nevaldo, o boneco de neve - 17/7/2017
 

Foto: Agência São Joaquim Online, São Joaquim/SC - neve em 17/07/2017
 

Foto: Agência São Joaquim Online, São Joaquim/SC - neve sobre carro em 17/07/2017
 

 

Foto: Claudio Oliveira Jr, São Francisco de Paula/RS - neve e, 17/07/2017
 

Neve e chuva congelada no RS

Várias cidades do Rio Grande do Sul já tiveram pela manhã fenômenos como neve e chuva congelada. O aeroporto de Caxias do Sul registrava chuva congelante e 3°C às 11h20. Isto significa a nuvem precipitou gotas de água líquida (chuva) que só congelou ao entrar em contanto com a superfície gelada. 

Em Canela, na serra gaúcha, houve queda de neve. Veja as imagens de Mauro Silva.

 

 

 

Muito frio

A sensação de frio era muito grande no começo da tarde desta segunda-feira no Sul do Brasil, em Mato Grosso do Sul e também no oeste e sul de Mato Grosso. Às 13 horas, a sensação térmica nos aeroportos de Lages (SC), Ponta Porã (MS) e de Santo Ângelo (RS) era de 0°C. No aeroporto de Caxias do Sul (RS), a sensação térmica era da 1,0°C negativo! Em Porto Alegre, o aeroporto Salgado Filho registrava 8,0°C, mas sensação térmica era de 3,0°C. Em Florianópolis, com ventos de 28 km/h, a sensação térmica no aeroporto chegava aos 5°C. A temperatura real do ar era de 11°C. Em Cuiabá, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura por volta das 13 horas estava em torno dos 15°C. 

Por volta das 10 horas da manhã, a temperatura estava abaixo de 8°C na maioria das áreas do Rio Grande do Sul, no oeste e sul do Paraná e no sul de Mato Grosso do Sul. Em São José dos Ausentes, a temperatura era de apenas 1,2°C. Ponta Porã, no sul de Mato Grosso do Sul,  estava com 4,4°C. A temperatura caiu 20°C em 24 horas.  

 

 

 

 

 

 Geada

Para esta terça-feira, a expectativa é de dissipação da nebulosidade com a entrada do ar extremamente frio e seco polar. Não haverá mais condições para neve, mas a geada pode ser forte em grande parte do Sul e no sul de Mato Grosso do Sul.

 

Entenda o efeito do "poço dos Andes

 

*EPAGRI -  Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina/ CIRAM - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

INMET - Instituto Nacional de Meteorologia

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

21°
min

32°
max

0mm / 0%

Florianópolis - SC

13°
min

25°
max

0mm / 0%