Tempo afeta trigo e pãozinho pode ficar mais caro

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A produção agrícola depende, e muito, dos fatores climáticos. Calor ou frio em excesso, e até mesmo chuva fora de época podem prejudicar a produção de algumas culturas. E, é exatamente isso que está ocorrendo com a produção de trigo no Sul do Brasil, especialmente sobre as áreas do oeste do Paraná, onde as adversidades do tempo devem afetar a produção. Com menos matéria prima disponível, o preço do tradicional pão francês também deve subir ao longo dos próximos meses.

 

O agrometeorologista Marco Antônio do Santos diz que as áreas produtoras de trigo no oeste do Paraná sofreram nesta safra. “A produção de trigo está muito ruim no oeste do Paraná, por conta dos baixos volumes de chuva na região.”

 

Marco Antônio ainda completa, “O Paraná tem 30% do trigo já em fase de florescimento e enchimento de grãos, onde são extremamente suscetíveis ao déficit hídrico”.

 

Seja avisado com antecedência sobre seca e condições fitossanitárias. Saiba como aqui

 

Tendência 

A tendência ao longo da próxima quinzena não é nada animadora, as áreas do oeste do Paraná, assim como grande parte do Sul, não têm previsão para volumes de chuva equivalentes à chamada chuva agrícola, que é aquela superior aos 10mm, volume que realmente faz diferença para o produtor.

 

 

César Soares – meteorologista direto da redação

 

Fique por dentro do mercado agrícola nacional e internacional no Blog do Agroclima Pro. Clique aqui

 

Conecte sua estação meteorológica e tenha previsões ainda mais precisas. É grátis! Clique aqui e saiba mais.