Elevação da velocidade do vento já é percebida em julho no Ceará

28/07/2017 às 12:35
por Angela Ruiz

Oferecimento
Durante a temporada dos ventos, no segundo semestre, Estado pode ter rajadas de até 60km/h

A temporada dos ventos fortes no litoral do Ceará tem auge nos meses de agosto e setembro. Entretanto, a percepção dos cearenses para a elevação das médias de velocidade e rajadas pode começar antes. Com o fim do período chuvoso alguns fatores influenciam na elevação da intensidade dos ventos. O primeiro (e mais importante) é o deslocamento do Sistema de Alta Pressão Atmosférica do Oceano Atlântico Sul em direção ao Nordeste do Brasil, e o segundo é a redução na nebulosidade. 

 

Principalmente na faixa litorânea, já é possível sentir o vento mais forte desde o mês de julho. Em Fortaleza, por exemplo, a média de velocidade sobe de 9,5km/h em junho, para 11,5km/h em julho. Em agosto e setembro, os ventos são ainda mais intensos, com médias de 14km/h e 16,3km/h, respectivamente. Depois disso, até dezembro, as médias ficam na casa dos 14km/h. No segundo semestre todo, o litoral do Ceará pode registrar rajadas de vento de até 60km/h.

 

Saiba tudo sobre o alerta de risco de condição severa

 

Para quem pratica esportes náuticos à vela, o segundo semestre é a melhor época do ano no Ceará, que vira um dos destinos mais procurados por windsurfistas e kitesurfistas. Entretanto, para outros grupos, os ventos fortes representam um risco. Os pescadores de Fortaleza, por exemplo, ficam mais cautelosos por ter mais dificuldades de retornar do mar, pois além de mais intensos, os ventos sopram numa direção diferente, do continente para o oceano. Também é uma época onde aumenta o risco de quedas de árvores e destelhamentos por conta das fortes rajadas.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme

 

Veja também: Para onde viajar com sol e frio. Acompanhe as dicas no Clima de Viagem.

Conecte sua estação meteorológica. É grátis!

 

CIDADES RELACIONADAS

Fortaleza - CE

23°
min

29°
max

20mm / 67%