Frente fria traz chuva e ventania para o RJ

02/08/2017 às 12:12
por Josélia Pegorim

Atualizado 02/08/2017 às 13:16

Oferecimento
Mudança no tempo começa nesta quinta-feira

A passagem de uma frente fria vai causar grandes mudanças no tempo sobre o estado do Rio De Janeiro nos próximos dias. Além da chuva e da queda da temperatura, a população deve ficar atenta para ventania e mar muito agitado.

 

Nesta quinta-feira, o sol ainda vai predominar no estado do Rio de Janeiro, com sensação de calor na maior parte do dia. As cidades serranas amanhecem frias. A aproximação da frente fria aumenta a intensidade dos ventos e algumas rajadas com até 60 km/h podem ocorrer especialmente a partir do fim da tarde. É também no fim da tarde e à noite que esta frente fria poderá provocar algumas pancadas de chuva no Sul Fluminense e no Grande Rio, mas que ão devem ser fortes e nem de forma generalizada. A chuva mais persistente e a queda da temperatura serão sentidas na sexta-feira e no sábado. Veja como vai ficar a temperatura na cidade do Rio de Janeiro.

 

 

Ventania

As condições do tempo na sexta-feira, 4, e no sábado, 5, preocupam especialmente nas áreas litorâneas, incluindo o Grande Rio. O deslocamento de uma área de baixa pressão atmosférica pela costa de São Paulo e do Rio de Janeiro vai fazer com que o os ventos fiquem mais fortes e constantes. Algumas rajadas podem chegar aos 80 km/h e o mar fica muito agitado.

 

Chuva volumosa

A presença desta baixa pressão vai fazer com que ventos das direções sudoeste e sul soprem moderados a fortes sobre o Rio de Janeiro por mais de 24 horas. São ventos marítimos e estas direções são as que injetam a maior carga de umidade sobre o centro-sul fluminense. No caso do Grande Rio, os ventos de sudoeste e sul vão manter a atmosfera muito úmida, o que vai facilitar a formação da nebulosidade e da chuva. A situação é preocupante porque, como já aconteceu outras vezes, a combinação desta grande entrada de umidade do mar, por várias horas consecutivas, com as condições do relevo do Grande Rio gera áreas chuva persistente. As regiões de encosta naturalmente ficam mais sujeitas à chuva volumosa, mas não se pode descartar a possibilidade da chuva causar problemas em diversas áreas da capital e do Grande Rio especialmente entre a tarde da sexta-feira, 4, e a tarde do dia 5 de agosto.

As condições para chuva e os ventos diminuem muito no domingo, pois a baixa pressão atmosférica se afasta do litoral do Rio de Janeiro

 

 

Risco de ressaca

Não se pode descartar a chance de ressaca entre a manhã do dia 4 a manhã e do dia 5 de agosto, com de 2,5 m a 3,0m. As ondas devem diminui no decorrer da tarde do sábado, mas o mar só deve voltar ao normal durante o domingo.

 

 

 

Foto: André C., Niterói/RJ

 

 

#Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 O seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

Um meteorologista para satisfazer a sua curiosidade! Confira em  #pergunteaometeorologista

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

RelClima: previsão climática para ajudar você a planejar seu negócio

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

26°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

16°
min

28°
max

0mm / 0%