4°C negativos no Sul e 1°C positivo no Sudeste

07/08/2017 às 15:35
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Como fica o frio no BR nos próximos dias?

Agosto começou frio no centro-sul do Brasil. Com a entrada de mais ar polar sobre no fim da semana passada, temperaturas abaixo de zero voltaram a ser registradas na Região Sul.

 

Nesta segunda-feira, 7, a temperatura na região de Bom Jardim da Serra, na serra catarinense, baixou para 3,9°C negativos. São Joaquim também teve frio abaixo de zero e registrou 0,7°C negativos. As duas medições foram do Epagri-Ciram*.

 

O frio intenso provocou geada em São Joaquim

 

 

Foto: Mycchel Hudsonn Legnaghi -São Joaquim Online/São Joaquim (SC)
 

Foto: Mycchel Hudsonn Legnaghi -São Joaquim Online/São Joaquim (SC)
 

           Foto: Mycchel Hudsonn Legnaghi -São Joaquim Online/São Joaquim (SC)

 

 

1ºC no Sudeste

O frio na Região Sudeste também chamou a atenção nesta segunda-feira. A temperatura baixou para cerca de 1°C no Sul Minas e na região serrana do Rio De Janeiro. Muitas áreas no sul e no leste do estado de São Paulo amanheceram com menos de 10°C. No Espírito Santo, a madrugada de 7 de agosto foi a mais fria do ano em Vitória e a região serrana capixaba registrou cerca de 6°C. Confira as menores temperaturas em cada estado do Sudeste e nas capitais.

 

Minas Gerais

1,3°C em Monte Verde

14,5°C em Belo Horizonte

 

Rio de Janeiro

1,4°C em Nova Friburgo/Salinas

11,0°C no Rio de Janeiro (Alto da Boa Vista)

 

São Paulo

3,6°C São Luis do Paraitinga

10,3°C em São Paulo

 

Espírito Santo

5,9°C em em Venda Nova do Imigrante

13,8°C em Vitória (recorde do ano)

 

Temperatura em elevação

A temperatura sobe no Sul do Brasil nesta terça-feira por causa do aumento da nebulosidade. As nuvens vão funcionar como uma espécie de cobertor evitando um resfriamento acentuado na madrugada desta terça-feira.

No Sudeste, a tendência também é de gradual elevação da temperatura até o fim da semana, mas as madrugadas ainda serão frias. 

 

Até o dia 16 de agosto, o Sul do Brasil deve receber mais duas doses de ar polar, porém com fraca a moderada intensidade. Não vai esfriar muito. Mas é possível que outra massa polar forte entre no Brasil depois do dia 18 de agosto. Esta massa polar poderá chegar forte ao Sul e também ao Sudeste e ao Centro-Oeste.

 

 

Ranking do frio abaixo de zero

Temperaturas negativas foram registradas nos dias 4, 5, 6 e 7 de agosto de 2017. Pelas medições nas estações o Instituto Nacional de Meteorologia e do Epagri-Ciram, a menor temperatura no Brasil em 2017 até agora foi de 8,8°C negativos no dia 19 de julho, quando 91 locais no país tiveram temperatura abaixo de zero. Confira como está o Ranking do frio abaixo de zero no Brasil

 

 

 

 

O termômetro do Ranking do Frio no Brasil 2017 só marca temperaturas abaixo de zero. Quanto mais frio, mais negativo, mais para baixo. As temperaturas negativas ficam do lado direito do termômetro, no meio a data e do lado esquerdo, a quantidade de locais que registraram temperaturas abaixo de zero. A temperatura que aparece ao lado de cada dia é a menor observada neste dia. São consideradas as medições feitas pelo INMET* e pelo EPAGRI/CIRAM*, que podem ser facilmente verificadas por qualquer pessoa que tenha acesso a internet. Se há mais de uma medição na área de uma cidade, é considerada a mais baixa de todas as temperaturas.

Este termômetro será atualizado sempre que ocorrer alguma temperatura abaixo de zero medida por estas instituições.

 

*EPAGRI -  Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina/ CIRAM - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

INMET - Instituto Nacional de Meteorologia

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%

Boa Vista - RR

26°
min

34°
max

30mm / 67%