Grande frente fria traz chuva para o BR no fim de semana

09/08/2017 às 22:06
por Josélia Pegorim

Atualizado 09/08/2017 às 22:13

Oferecimento
Chuva atinge parte do Centro-Oeste e do Sudeste

A última frente fria que passou pelo Brasil provocou temporais apenas no Sul do Brasil durante o dia 8 de agosto. Choveu até granizo! Suas nuvens carregadas e seu ciclone extratropical se afastam em alto-mar e não influenciam mais o país nos próximos dias.

 

 

Mas vem vindo aí outra frente fria, mais forte, que deve avançar pelo interior do continente. Esta frente fria tem potencial para provocar temporais generalizados sobre a Região Sul, mas desta vez a chuva avança sobre parte do Sudeste e do Centro-Oeste. Porém, não há expectativa de chuva para todas as áreas destas Regiões.

Esta frente fria vai aliviar a secura e o calorão dos últimos dias em Mato Grosso do Sul e em parte de Mato Grosso. Os estados de São Paulo e de Rondônia também serão beneficiados com chuva. Mas esta frente fria não deve conseguir avançar para áreas como o Espírito Santo, o norte de Minas Gerais ou o Distrito Federal.

 

 

 

 

Mais chuva

Entre os dias 16 e 20 de agosto, a passagem de outra frente fria pelo Sul do Brasil força mais áreas de instabilidade que voltam a se espalhar sobre várias áreas do Sudeste e sobre o Centro-Oeste. Com estas duas frentes frias, deve chover mais do que a média normal para o mês em vários locais do Sudeste, do Centro-Oeste e da Região Sul.

Os mapas mostram a estimativa de chuva para o Brasil até o dia 19 de agosto.

 

 

Estimativa de chuva no BR de 10 a 14 de agosto de 2017

 

 

Estimativa de chuva no BR de 15 a 19 de agosto de 2017

 

Compare com o mapa da média de chuva normal para a agosto

 

Mapa da média Climatológica de chuva para agosto no Brasil

 

 

 

Foto: Gabriel Garcia,Nova Esperança/PR

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

26°
max

5mm / 90%