Palmas bate recorde de calor pela quinta vez em agosto

09/08/2017 às 19:54
por Josélia Pegorim

Atualizado 09/08/2017 às 19:56

Oferecimento
Chance de chuva até o fim do mês é remota

A tarde de 9 de agosto foi a mais quente do ano em Palmas, capital do Tocantins. O recorde de calor ocorre pela quinta vez desde o início de agosto.

 

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 39,9°C às 15 horas, mas este valor poderá ter um acréscimo na nova leitura da temperatura que será feita às 21 horas, no horário de Brasília. O recorde anterior de calor em Palmas era 39,7°C, no dia 6 de agosto.

 

Mais calor

Palmas vai esquentar mais nos próximos dias e a temperatura pode alcançar o dígito de 40°C efetivamente pela primeira vez este ano a partir da tarde desta quinta-feira, 10 de agosto. Em 2016, o calor atingiu a marca dos 40°C no dia 9 de agosto, com a máxima de 40,1°C.

A chance de alguma chuva sobre Palmas até o fim de agosto é remota.

 

 

Tocantins continua seco

O Tocantins ainda está dentro de seu período normal de seca. Choveu no extremo norte do estado no fim de semana passado, mas não há nenhuma expectativa de que volte a chover pelo menos nos próximos 10 dias.  O sol forte e o tempo seco predominam nos próximos dias.

 

 

Imagem de satélite da Região Norte do BR, 9-8-17, 18h (Brasília)
 

O sudeste do Pará também segue seco e muito quente. Mas outras áreas da Região Norte devem ter pancadas de chuva à tarde e à noite nos próximos cinco dias. A principal mudança no tempo é que o ar úmido avançou para o sul do Amazonas, Acre e Rondônia e voltou a chover nestas áreas nesta quarta-feira, 9 de agosto. As pancadas de chuva continuam nos próximos dias e aliviam o calor e diminuem a fumaça das queimadas.

 

 

Foto: Eduardo Silva, Palmas/TO

 

 

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

Um meteorologista para satisfazer a sua curiosidade! Confira em  #pergunteaometeorologista

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

 

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

23°
min

33°
max

15mm / 90%

Brasília - DF

18°
min

29°
max

5mm / 90%