Secura e muito calor no Centro-Oeste

11/08/2017 às 17:28
por Angela Ruiz

Oferecimento
Tempo muda com a chegada de uma frente fria

Enquanto, a chuva cai no Sul do país o calor só aumenta no Centro-Oeste. Uma grande massa de ar quente e seco que cobre a maior parte da região tem baixado os índices de umidade do ar, na maioria dos estados. Nos últimos dois dias tem se observado temperaturas extremamente altas e umidade baixa em Cuiabá e em várias cidades do Mato Grosso do Sul. 

 

Por volta das 15hs, horário de Brasília,  baixos índices de umidade foram observados em Goiás. Em Goiânia, neste horário, os termômetros indicavam 34°C no aeroporto Santa Genoveva, onde a umidade relativa do ar era de apenas 11%, caracterizando uma situação de emergência de acordo com os padrões do CEPAGRI/UNICAMP.

 

Recorde de calor

Campo Grande novamente pelo segundo dia consecutivo bateu um novo recorde de calor. Na medição das 13 horas horário local da capital, os termômetros marcaram 35,2°C. O recorde anterior ocorreu ontem, 10 de Agosto, quando os termômetros registraram 34,9°C. O nível de umidade na capital chegou a 17% às 15hs.  Em Coxim, no horário das 13hs, a temperatura marcou 39,4°C na cidade. Os dados são do Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia.

 

Ainda segundo o órgão, às 15hs desta sexta-feira (11), a temperatura marcou 39°C em Cuiabá. Porém, este valor poderá sofrer um acréscimo na nova leitura que será feita às 21 horas, pelo horário de Brasília.    

 

Próximos dias

Neste sábado (12), uma grande frente fria se aproxima e começa a mudar o tempo no Centro-Oeste. As rajadas de vento pode alcançar até 70km/h. Pancadas de chuva com raios podem acontecer no oeste e sul de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso à tarde e a noite. Nas demais áreas o ar quente e seco predomina e faz bastante calor com temperatura de 38°C e 39°C e níveis de umidade muito abaixo dos 20%, principalmente em Goiás e Mato Grosso. Campo Grande, pode bater um novo recorde de temperatura. 

Nas áreas de fronteira com o Paraguai e a Bolívia, há previsão de fortes pancadas de chuva.

 

Dia dos Pais

No Dia dos Pais, a frente fria avança avança pelo Centro-Oeste e espalha nuvens carregadas em Mato Grosso do Sul e MatoGrosso. As rajadas de vento podem alcançar até 80km/h. 

Em Campo Grande e Cuiabá, o domingo será abafado com previsão de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade. Em Ponta Porã e em Corumbá, o domingo será nublado com chuva. Nas áreas de fronteira com a Bolívia e Paraguai faz frio. No leste de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, não chove e o calorão continua.  

 

Veja também: Previsão para o Dia dos Pais

Notícias - informações importantes do tempo e do clima 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

 

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

Um meteorologista para satisfazer a sua curiosidade! Confira em  #pergunteaometeorologista

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

33°
max

25mm / 90%

Campo Grande - MS

22°
min

28°
max

15mm / 90%