Sul registra elevação no nível de umidade do solo

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A passagem de uma frente fria, neste último final de semana, provocou chuvas torrenciais em vários pontos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, bem como também no Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Conforme previsto, a chuva ocorrida no Mato Grosso atingiu áreas de algodão, porém, ao longo do dia é que conseguiremos ter ideia se a chuva causou algum prejuízo às culturas de algodão, feijão e milho. Entretanto, o retorno da chuva no Sul do Brasil possibilitou uma elevação dos níveis de umidade do solo, mesmo que ainda parcial em algumas localidades, melhorando as condições ao desenvolvimento das lavouras de inverno, em especial o trigo.

 

Previsão do tempo para 15 dias com análise do estado e impacto das condições previstas na cultura

 

Nesta segunda-feira (14) o tempo volta a abrir em todo o Sul do Brasil, sendo que há previsões para eventuais pancadas de chuva bem isoladas sobre os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia. Também há previsão de chuva sobre a faixa litorânea de Alagoas e Pernambuco.

 

Ao longo da semana, uma nova linha de instabilidade poderá se formar sobre a faixa central do Brasil e a partir de quinta-feira (17) poderá ocorrer chuvas mais intensas sobre o Paraná, São Paulo, sul de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. A chuva prevista mais para o final de semana sobre estes estados irão atrapalhar o pleno andamento da colheita do café, cana de açúcar e também do milho safrinha, as vai ajudar a elevar os níveis de umidade do solo, garantindo melhores condições ao desenvolvimento das lavouras. Para o café a chuva poderá induzir a floração.

 

 

No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a chuva só deverá retornar no próximo final de semana, onde há previsões, novamente, de chuvas mais volumosas o que mantem uma condição ainda mais favorável ao trigo, bem como ao preparo do solo para as novas culturas de verão – safra 2017/18 e, aos poucos esse sistema avançará novamente à região central do Brasil.

 

Já, no Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia, Goiás e Pará o tempo segue aberto e sem previsão para chuva ao longo dos próximos 10 dias.

Temperatura

Com relação a frio, não há nenhuma indicação de que uma massa de ar polar de intensidade forte possa avançar sobre o Brasil nos próximos 15 dias e causar qualquer tipo de dano às culturas. As temperaturas continuarão seguindo o padrão dos últimos dias. A exceção é que as temperaturas máximas não ficarão tão altas devido a passagem de uma frente fria pela região central do Brasil.

 

Veja também: 

Previsão de temperatura do solo para 5 dias. Clique aqui.

AgroclimaPro: A melhor plataforma online para o produtor brasileiro