Umidade do ar está beirando 12% em áreas do BR

16/08/2017 às 15:33
por Maria Clara Machado

Atualizado 16/08/2017 às 15:36

Oferecimento
Veja quais locais estão com os valores mais críticos

O contraste de umidade do ar está muito grande sobre o Brasil. Enquanto a chuva cai forte em localidades do Paraná, de São Paulo e de Mato Grosso do Sul, municípios do centro-norte do país vêm registrando valores de umidade do ar extremamente baixos.

 

Menores valores de umidade 

Índices de umidade do ar de 10% foram registrados em Patos (MG) e em Posse (GO) na tarde da terça-feira (15) deixando os municípios em emergência, pelos dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Em Anápolis (GO), a umidade também caiu para 10% nas medições do aeroporto da cidade. São dezenas de cidades dos estados de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais, Tocantins e Piauí, que vêm sofrendo com a baixa umidade do ar e valores entre 12% e 20% no período da tarde. 

 

A umidade relativa do ar caiu para 13% novamente em Patos, no centro-oeste de Minas Gerais, na tarde desta quarta-feira (16) na medição das 14 horas pelo Instituto Nacional de Meteorologia. No mesmo horário, Posse (GO) registrou 17% de umidade, Araguaçu (TO) e Bom Jesus do Piauí (PI) 16% e Paranã (TO) índice de 15%.

 

Todos esses valores caracterizam situação de alerta pelos padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS). Valores de umidade abaixo dos 60% já começam a causar desconforto ao corpo humano. Quanto menor o índice de umidade, maior o desconforto e problemas de saúde decorrentes do tempo muito seco. 

 

Você sabe como se mede a umidade do ar?
 
  Foto: Fábio Junior. Mutum/MG.

 

Baixa umidade nesta quinta

Essa situação deve persistir por mais alguns dias no centro-norte de Minas Gerais e de Goiás, no Distrito Federal, no Tocantins, oeste da Bahia, áreas do interior do Maranhão, do Piauí e de Pernambuco. Novamente várias cidades poderão ter umidade se aproximando dos 12% nas horas mais quentes da tarde desta quinta-feira (17). 

 

Só no fim de semana, com o deslocamento de uma frente fria pelo Brasil, as pancadas de chuva devem retornar à áreas de Goiás e do norte de Mato Grosso.

 

Confira quais áreas do Brasil terão os menores valores de umidade do ar nesta quinta-feira:

 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

26°
max

5mm / 90%