Chuva enfraquece em SP e MS nesta sexta

17/08/2017 às 16:30
por Maria Clara Machado

Atualizado 17/08/2017 às 16:40

Oferecimento
Trégua será pequena antes da nova frente fria.

As áreas de instabilidade que provocaram muita chuva sobre os estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (17) perdem força e não há mais alerta de grandes volumes para esta sexta-feira (18).

 

MS com menos chuva

Mato Grosso do Sul volta a ter sol nesta sexta-feira, mas a chuva não para completamente. Ainda há condições para chuva na madrugada sobre Campo Grande e o leste do estado, na divisa com São Paulo. Durante a manhã o tempo abre, com o retorno do sol e a elevação nas temperaturas.  Há previsão novamente de pancadas de chuva a partir da tarde, porém mais localizadas e sem risco de chuva forte.

 

Acompanhe as temperaturas para Campo Grande nos próximos dias.

 

As demais áreas do estado já voltam a ter sol desde cedo e ainda podem acontecer algumas rápidas pancadas de chuva a partir da tarde.

 

Sexta com períodos de melhoria na Grande SP

Depois de uma quinta-feira chuvosa, a tendência é da diminuição da instabilidade sobre a Grande São Paulo nesta sexta. Vão ocorrer períodos de trégua e algumas aberturas de sol. Ainda pode chover no decorrer do dia em geral com fraca a no máximo moderada intensidade. Não há previsão de chuva forte e frequente.

 

As temperaturas também tendem a subir. A máxima prevista pela Climatempo fica em torno dos 20°C nesta sexta-feira.

 

Faz três dias que a capital paulista está com a máxima abaixo dos 17°C. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a máxima foi de 16,7°C nesta quinta. Na última quarta-feira (16) e terça-feira (15), a temperatura máxima ficou em 16,5°C.

Acompanhe as temperaturas em São Paulo para os próximos dias.

 

Litoral e interior

A chuva tende a diminuir no litoral em relação a esta quinta-feira. São esperadas aberturas de sol e apenas chuva fraca. Pelo interior paulista, o volume de chuva também será menor na comparação com os últimos dois dias. Acontecem períodos de sol intercalados por algumas pancadas de chuva, sem risco de temporais.

  Foto: André C. Tempo úmido e nublado em São Paulo/SP na tarde desta quinta-feira.

Maiores volumes em 24 horas

Nhumirim, no pantanal, foi a região com o maior volume de chuva em Mato Grosso do Sul e no Brasil no período de 24 horas.  Pelas medições do INMET, foram acumulados 53 mm de chuva entre às 9 horas de quarta e às 9 horas de quinta. No mesmo período, foram registrados 30,4 mm em Campo Grande, 29,4 mm em Coxim e 28,8 mm em Miranda.

 

No estado de São Paulo, os maiores acumulados ocorreram em Taubaté com 17,6 mm e em São Luis do Paraitinga com 16,8 mm. Na capital, o acumulado foi de 12,8mm entre à 9 horas e às 15 horas desta quinta. 

 

Quanto já choveu na capital paulista?

A chuva que caiu na cidade de São Paulo entre às 9 horas de terça e às 15 horas desta quinta acumulou 22,6 mm no total pelos dados do INMET. Desde o começo de agosto já choveu 25,3 mm, sendo que a média do mês é de cerca de 40 mm. 

 

Tempo chuvoso na Grande SP

 

Fim de semana com frente fria

A trégua da chuva será pequena tanto em Mato Grosso do Sul quanto em São Paulo. O sábado (19) ainda vai ser de mais sol em ambos os estados e com poucas pancadas de chuva. Já no domingo (20), o tempo muda com a chegada de uma nova frente fria. Mato Grosso do Sul e São Paulo, inclusive as capitais, voltam a ficar com o tempo bem instável. Há risco de chuva forte com queda nas temperaturas.

 

Veja também: 

Grande frente fria chega no fim de semana 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%

Campo Grande - MS

22°
min

28°
max

10mm / 67%