Alerta de temporais no Sul do BR

18/08/2017 às 13:08
por Angela Ruiz

Oferecimento
Ar polar derruba a temperatura e pode gear

A chegada de uma frente fria e a formação de áreas de instabilidade vão provocar uma grande mudança no tempo no Sul do Brasil. O alerta é para o risco de temporal em toda a Região.

 

Neste sábado (19), muitas nuvens vão se formar pelo interior do Rio Grande do Sul logo cedo aumentando no decorrer do dia com previsão de chuva forte a qualquer hora. No oeste de Santa Catarina e do Paraná, o dia começa debaixo de chuva, inclusive em Foz do Iguaçu. A frente fria é continental, clássica e bem organizada, típica desta época do ano, dizem os meteorologistas.

 

A medida que este sistema avança rápido todos os estados terão um sábado com tempo bastante carregado com chuva forte e grossa por causa da formação destas novas áreas de instabilidade. Os ventos também vão soprar mais fortes com rajadas entre 70 e 90 km/h no fim do dia para o Rio Grande do Sul.

 

No domingo (20), o norte gaúcho, oeste do Paraná e de Santa Catarina amanhecem com chuva, mas depois a tendência é de diminuição da instabilidade. As demais áreas catarinenses e paranaenses ainda terão um dia chuvoso e frio. Ainda pode ventar forte com rajadas até 90km/h na costa gaúcha e catarinense, podendo ultrapassar os 100 km/h na serra.

 

No centro sul gaúcho e áreas de fronteira com a Argentina, o dia começa sem chuva, mas o frio aumenta. O ar polar de intensidade moderada que acompanha a frente fria entra com força e derruba a temperatura. A noite de domingo será bastante fria e as menores temperaturas poderão ser observadas, especialmente no Rio Grande do Sul.

 

Geada

Na segunda-feira (21), ainda por causa da presença do ar polar sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina o amanhecer será gelado com previsão de geada fraca a moderada em áreas de Bagé (RS), Santa Maria (RS), Passo Fundo (RS), Caxias do Sul (RS) e Campos Novos (SC).  

 

O vento úmido que sopra do mar favorece a formação de muitas nuvens no centro-leste de Santa Catarina e do Paraná. Pode garoar na Grande Curitiba e no litoral do Paraná. O sol predomina e não chove nas demais áreas.  

 

Foto: Brunno Cardoso  - Pelotas - RS

 

Você também: Mar volta a ficar agitado

Aconmpanhe a previsão para o Sul aqui

Chuva pode impactar a produtividade do algodão

 

CIDADES RELACIONADAS

Curitiba - PR


min

21°
max

0mm / 0%