Como o eclipse aparece nos dados meteorológicos

22/08/2017 às 17:22
por Redação

Atualizado 23/08/2017 às 09:26

Oferecimento
Conheça dados interessantes do efeito do fenômeno no tempo

O espetáculo astronômico do Eclipse Total do Sol 2017 pode ser observado pelo mundo com a ajuda da internet, redes sociais e canais de tv na última segunda-feira (21). Foi uma tarde de eclipse para marcar a história! O fenômeno na sua totalidade pode ser visto em grande parte do território norte-americano, a região mais privilegiada na observação desse eclipse.

 

Agora, você sabe como o eclipse aparece nos dados meteorológicos?

 

O sol provê energia que interage com a nossa atmosfera. Essa energia pode ser refletida (pela atmosfera ou pela superfície terrestre), ser absorvida pela atmosfera ou atravessar e chegar à superfície. Essa energia que chega à superfície é o que a gente sente e é o que faz com que a temperatura varie no decorrer do dia. Durante um eclipse podemos ver este efeito claramente!

 

Os dados abaixo são referentes a uma estação meteorológica que fica na Califórnia, na costa oeste dos Estados Unidos. Durante a passagem do eclipse a temperatura teve uma queda de aproximadamente 2,5°C. É interessante notar também que há um atraso entre a menor radiação e a menor temperatura. Após o pico do eclipse a temperatura volta a subir.


 

No nosso dia a dia também notamos este efeito: quando o sol se põe a temperatura começa a cair, mas este processo da superfície perder calor ocorre lentamente e a temperatura mínima geralmente ocorre durante a madrugada, bastante tempo após o por do sol.

 

Os dados abaixo são de outra estação, localizada na costa leste dos Estados Unidos, em Melbourne na Flórida. O Professor Splitt do departamento de meteorologia da Florida Tech realizou estas medições em alta resolução mostrando a queda na radiação solar com a passagem do eclipse. Aqui podemos ver também, no início da série, o efeito das nuvens na radiação.

 

 

Nas imagens de satélite também podemos ver os efeitos do eclipse. Neste vídeo vemos uma animação do satélite GOES-16 mostrando a área na superfície terrestre que ficou escurecida durante o eclipse:

 

 

Veja aqui imagens do Eclipse Total do Sol 2017 enviadas por usuários da Climatempo!

 

   Foto: Daniel Francisco de Assis (@comidaecologica). Eclipse do Sol em New Providence, Bahamas, dia 21/08/2017.

Perdeu o Eclipse? Saiba como aconteceu o fenômeno astronômico

 

 

Texto por Camila Ramos - Meteorologista