Temperaturas vão entrar em elevação em SP e RJ

22/08/2017 às 15:43
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Acompanhe a tendência para o restante da semana

A forte massa polar que trouxe ar frio intenso para os estados de São Paulo e do Rio De Janeiro está indo embora. Nesta quarta-feira (23), o frio começa a diminuir com elevação das temperaturas especialmente no período da tarde.

 

"Uma mudança na circulação dos ventos passa a trazer ar mais quente do interior do Brasil e isso vai permitir a elevação das temperaturas máximas", explica a meteorologista Fabiana Weykamp.

 

SP com sol e elevação de temperatura

A Grande São Paulo ainda deve começar a quarta-feira com o tempo encoberto, névoa e frio. Aos poucos já ocorrem algumas aberturas de sol e as temperaturas sobem à tarde. No final da tarde, novamente a névoa pode se formar e a noite volta a esfriar. A temperatura máxima prevista pela Climatempo fica próxima dos 22°C. 

Acompanhe as temperaturas para São Paulo nos próximos dias.

 

No litoral, a previsão do tempo é bem semelhante. Voltam a ocorrer aberturas de sol e o frio também tende a diminuir.

 

O interior de São Paulo é que vai sentir a maior elevação das temperaturas. O sol já aparece cedo e predomina. Volta a esquentar à tarde e não há condições para chuva na maioria das áreas, sob a influência do ar seco no estado. Apenas no oeste paulista, na região de Presidente Prudente, há chance de algumas pancadas de chuva localizadas a partir da tarde.


   Foto: Rogério Malmesi. Amanhecer em Itanhaem, litoral de SP.
 

Sol reaparece no RJ

No Rio de Janeiro, a umidade vinda do mar diminui bastante nesta quarta-feira. Todo o estado volta a ter sol, depois da mudança no tempo causada pela passagem de um frente fria.

 

No Grande Rio e nas outras áreas fluminenses, o sol reaparece e vai predominar. Não há mais previsão de chuva. Somente o norte do estado ainda vai continuar cheio de nebulosidade e temperaturas mais baixas. A máxima na capital deve ficar perto dos 24°C nesta quarta-feira. 

Acompanhe as temperaturas para o Rio de Janeiro nos próximos dias.

 

A tendência até o final da semana é de sol e tardes mais quentes em todo o estado de São Paulo e do Rio de Janeiro, incluindo as capitais. Bem diferente do último fim de semana marcado pela passagem de uma frente fria, o próximo será com sol forte e calor em ambos os estados. 

 

Região serrana teve chuva volumosa 

A chuva aumentou na região serrana do Rio de Janeiro no início da semana com a passagem de uma frente fria. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o acumulado chegou a 39,2 mm em Teresópolis, no período entre às 9 horas da segunda-feira (21) e às 9 horas desta terça-feira (22). Foi o maior volume de chuva no Brasil no período. Entretanto esse volume não foi resultado de nenhum temporal. A chuva caiu fraca a moderada por várias horas elevando o acumulado no período de 24 horas. 

 

Pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), o volume de chuva chegou a 31 mm em Petrópolis em 24 horas. O acumulado foi ainda maior alcançando 81 mm em 48 horas, entre domingo (20) e a terça-feira. 

 

Quer saber mais? Confira a tendência da chuva para o Brasil nos próximos dias. 

 

Veja também:

Rio de Janeiro úmido e frio

São Paulo esquenta nos próximos dias 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

28°
max

5mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

29°
max

8mm / 90%