Chuva excepcional nos EUA

26/08/2017 às 08:30
por Bianca Lobo

Atualizado 26/08/2017 às 08:35

Oferecimento
Furacão Harvey mantém o país em alerta

Na noite de sexta-feira, dia 25 de agosto, o furacão Harvey avançou sobre os EUA. Como era esperado, o furacão se intensificou e entrou no Texas com categoria 4. Desde o ano de 2004 um furacão de categoria 4 ou mais não atingia os Estados Unidos. O último havia sido o furacão Charlie, em agosto de 2004.

 

O sistema já enfraqueceu e no último boletim emitido pelo Centro Nacional de Furacões (National Hurricane Center, em inglês) da NOAA ele era classificado com furacão categoria 2, com vento sustentado máximo de 155 km/h.

 

 

Mesmo com o enfraquecimento, as chuvas e os ventos associados ao furacão Harvey ainda devem provocar vários estragos no estado do Texas. Já foram acumulados mais de 500 mm de chuva sobre algumas regiões. No mapa a seguir é possível observar a estimativa da precipitação acumulada entre as 07h da manhã de sábado, 26 de agosto, e as 07h da manhã da sexta-feira, dia 25 de agosto. Essa estimativa é obtida através de imagens de radar e de pluviômetros.

 

Estimativa de precipitação obtida através de dados de radar e de pluviômetros.

Em branco, as áreas com acumulado superior a 500 mm em 24 horas. Fonte: NOAA

 

O furacão está se deslocando lentamente e com isso grandes acumulados de chuva ainda são previstos até a quarta-feira no sul do estado do Texas. Ainda estão ativos alertas para grandes inundações provocadas pelas chuvas e pelo aumento do nível do mar. O NHC alerta também para o risco de tornados entre a tarde e a noite de sábado na costa do Texas e em Lousiana.

 

Veja aqui: Furacão devastador a caminho dos Estados Unidos