Cuiabá extremamente quente

28/08/2017 às 16:32
por Maria Clara Machado

Atualizado 29/08/2017 às 11:26

Oferecimento
Centro-Oeste pode ter novos recordes de calor nesta tarde

Uma extensa massa de ar seco cobre grande parte do Brasil e vem reduzindo os níveis de umidade relativa do ar. Valores de umidade abaixo de 12% foram observados em localidades do Centro-Oeste neste início de semana e a situação pode se repetir nesta terça-feira (29). Além dos índices críticos de umidade, o calor é intenso e hoje há chance de novos recordes. 

 

O aeroporto de Cuiabá registrou 37ºC às 10 horas com umidade relativa do ar de apenas 20%. Hoje, a temperatura máxima prevista é de 40°C e se confirmada, a capital de Mato Grosso terá um novo recorde. 

 

 

Recordes de Temperatura

Conforme previsto, o forte calor desta segunda-feira (28), fez o termômetro subir na Região Centro-Oeste. Novos recordes de temperatura foram registrados. Em Campo Grande (MS), a máxima registrada pela estação automática do Inmet, foi de 35,6°C. O recorde anterior era do dia 11 de Agosto, quando o termômetro marcou 35,2°C. 
 
Cuiabá (MT), também registrou novo recorde de temperatura máxima: 39,8°C. O recorde anterior aconteceu no dia 10 de Agosto, quando a temperatura chegou a 39,3°C. O novo recorde de temperatura em Goiânia (GO), foi de 35,8°C. O recorde anterior é de 35,7°C, no dia 08 de março.   
 

Umidade de 9% em Goiânia e Brasília 

A capital Goiânia (GO) registrou umidade relativa do ar de apenas 9% às 15 horas, horário de Brasília, no aeroporto local. Também em Goiás, foi registrado 9% de umidade na base aérea no município de Anápolis, próximo à capital. 

 

Brasília foi outra capital do Centro-Oeste que secou muito e registrou 9% de umidade na mediação do aeroporto às 16 horas. A capital federal está completando 97 dias sem chuva.

 

Pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), os menores valores de umidade relativa do ar do país também foram observados sobre o Centro-Oeste na tarde desta segunda-feira (28). Às 15 horas, a umidade era de 11% nas estações medidoras em Goiânia (GO), São Simão (GO) e Cassilândia (MS). 

 

Valores de umidade abaixo de 12% caracterizam situação de emergência. A Organização Mundial da Saúde recomenda atenção redobrada com o ar muito seco e algumas orientações devem ser observadas. 

 

Atenção:

Evite exercícios físicos ao ar livre, especialmente no período entre 10hs e 16hs, aumente a ingestão de água durante o dia, utilize umidificador em ambientes fechados, redobre os cuidados com crianças e idosos. Em alguns casos, até aulas poderão ser suspensas, especialmente de atividades físicas em locais abertos. 

 

 

Semana seca no Centro-Oeste 

Todo o Centro-Oeste do Brasil vai continuar muito seco e quente nos próximos dias. O sistema de alta pressão atmosférica está em cima da Região e impede a formação das nuvens de chuva. 

 
Foto: Cristina Noize. Cuiabá/MT. 

 

Os meteorologistas alertam para a baixa umidade do ar. Nesta terça-feira serão várias cidades na Região com umidade relativa do ar abaixo de 20% (situação de alerta) e novamente poderão ser observados índices ainda menores de 12% (situação de emergência). 

 

Acompanhe a previsão para todo o Centro-Oeste do Brasil 

NOTÍCIAS DOS USUÁRIOS

por Allison Pires dos Santos
06/11/21 às 08:09

chuvarada

tarde de muita chuva e alagamentos em slz

por Rafael Oliveira
06/03/21 às 07:36

Frio em Curitiba!

Noite de frio em Curitiba!
Tarde com sol

por Santos Albuquerque
06/03/21 às 02:18

Tarde com sol

Calor na Capital
ENVIE SUA FOTO OU NOTÍCIA

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

17°
min

32°
max

0mm / 0%

Campo Grande - MS

11°
min

25°
max

0mm / 0%