Chuva volta a Grande BH em outubro

08/09/2017 às 08:31
por Redação

Oferecimento
Como será o último trimestre do ano?

A estiagem já dura 87 dias em Belo Horizonte, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Junho, julho e agosto são os meses do ano mais secos na capital mineira, o que é normal para esta época do ano. Ainda segundo o órgão, a última chuva observada na capital mineira foi no dia 13 de junho, quando foram acumulados 12,6 milímetros.

 

De lá pra cá é a grande massa de ar seco que predomina sobre a maior parte do estado de Minas Gerais e impede a formação de nuvens de chuva, além de inibir a chegada de frentes frias. Por causa da falta de nuvens de chuva o ar vai ficando cada vez mais seco e os níveis de umidade ficam baixos em algumas localidades mineiras.

 

Afinal, quando vai chover?

De acordo com a meteorologista da Climatempo Camila Ramos, a chuva retorna na época correta para a região da Grande Belo Horizonte. “No decorrer da primeira quinzena de outubro começaremos a ter pancadas de chuva de verão, que são aquelas pancadas de chuva que acontecem entre o meio da tarde e o começo da noite, formadas por causa do tempo quente e úmido”, afirma.

 

Sendo assim, não há expectativa de tempo seco para Belo Horizonte no último trimestre do ano, que terá pancadas de chuvas típicas da estação.

 

Foto: Olga Pereira Rodrigues. Belo Horizonte/MG.

 

Veja também:

Clima favorece plantação de cana-de-açúcar em MG

CIDADES RELACIONADAS

Belo Horizonte - MG

21°
min

32°
max

25mm / 67%