Irma enfraquece para tempestade tropical

11/09/2017 às 14:41
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Furacão José é categoria 2

No fim da manhã desta segunda-feira, 11, o norte da Flórida ainda sentia a chuva e os ventos do ex-furacão Irma, mas agora com menos intensidade, com a força de uma tempestade tropical. Mas a chuva e as fortes rajadas de vento de Irma começaram a ser sentidos também em áreas ao sul da Geórgia.

 

As imagens de satélite do fim da manhã desta segunda-feira, 11 de setembro, mostravam que parte da nebulosidade de Irma atingia o Alabama, Tenessi, a Carolina do Sul e a Carolina do Norte. Na Flórida, a nebulosidade já havia diminuído bastante.

 

 

 

 

Pelo boletim meteorológico do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês) das 15 UTC (12 horas em Brasília, 11 horas na Flórida), o centro da tempestade tropical estava a 115 km de Tallahassee (Flórida) e a 135 km de Cedar Key (Flórida). Os ventos máximos sustentados eram estimados em 100 km/h. O centro da tempestade se movia para norte/noroeste com 28 km/h. A pressão mínima no centro era de 975 hPa. No amanhecer desta segunda-feira, às 9 UTC (6 horas em Brasília), Irma ainda era um furacão de categoria 2 na escala Saffir-Simpson de 1 a 5. No boletim das 5 UTC (2 horas em Brasília) o NHC informou que estações meteorológicas particulares registraram rajadas de ventos 154 km/h em Clearwater.

 

Mesmo como tempestade tropical, os alertas para chuva forte, inundações, grandes ondas, fortes ventos e tornados foram emitidos para áreas da Geórgia, Alabama, Carolina do Sul e ainda o norte da Flórida.

 

A previsão é que Irma continue enfraquecendo nesta terça-feira e se torne uma depressão tropical nesta terça-feira.

 

 

Furacão José

 

O furacão José não deve atingir os Estados Unidos pelo menos até o sábado, 16 de setembro, pela projeção de deslocamento feita pelo NHC no fim da manhã desta segunda-feira.

O mapa mostra a previsão da trajetória do centro do furacão (H) nos próximos dias. A posição marcada por um "X" indica a posição observada às 15 UTC (2 horas em Brasília, 11 horas na Flórida), em 11 de setembro de 2017. As posições marcadas com a "H" representam a previsão da posição do sistema.

 

 

 Mapa da previsão de deslocamento do furacão José (Fonte: NHC)

 

 

A expectativa é que José diminua sua velocidade de deslocamento no decorrer desta terça-feira e continue próximo da posição observada 15 UTC (2 horas em Brasília, 11 horas na Flórida) desta segunda-feira, mas com variações de direção.

 

Às 15 UTC de 11 de setembro de 2017, o furacão José tinha ventos sustentados de 165 km/h e pressão atmosférica mínima no seu centro de 968 hPa, o que inseria na categoria 2 da escala Saffir-Simpson. Seu centro estava a 490 km a norte/nordeste da ilhas Turks, segundo do boletim informativo do NHC.  Grandes ondas são esperadas para os próximos dias em toda a região entre as Bahamas e as ilhas Turks e Caicos

 

Veja outras matérias sobre o furacão Irma

Furacão Irma chega com força aos Estados Unidos

 

Furacão Irma avança para a Flórida

 

Furacão Irma deixa Barbuda "quase inabitável"

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

28°
max

5mm / 90%