São Paulo tem menor umidade às 9h em setembro em 5 anos

15/09/2017 às 09:01
por Redação

Atualizado 15/09/2017 às 13:50

Oferecimento
A tarde de hoje pode ser a mais quente do inverno e uma das mais secas do ano.

O calor e a secura do ar chamam a atenção em São Paulo e incomodam muito gente nos últimos dias do inverno de 2017. As crises de rinite e a irritação nos olhos aumentaram esta semana.

 

 

Madrugada mais quente do inverno

São Paulo teve hoje a madrugada mais quente do inverno, com a mínima de 19,6°C. O recorde anterior era 18,9°C no dia 12 de setembro. A medição foi feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia no Mirante de Santana, na  zona norte da cidade de São Paulo.

 

Manhã mais seca em setembro em 5 anos

A secura do ar também chama a atenção. Ontem, a capital paulista teve a tarde mais seca do ano e hoje o INMET registrou apenas 37% de umidade no ar às 9 horas da manhã. Para um dia de setembro, foi o menor nível de umidade relativa do ar neste horário desde 19 de setembro de 2012, quando foi registrado 32% às 9 horas.

 

 

Possibilidade de recorde de calor à tarde

O sol já apareceu forte na manhã desta sexta-feira na Grande SP e em em todas as áreas do estado e o dia segue ensolarado e seco. O calor vai aumentar ainda mais hoje e a capital paulista pode ter a tarde mais quente do inverno e também uma das mais quentes do ano até agora. Por enquanto a tarde de quinta-feira foi a mais quente da estação, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia(INMET) a temperatura máxima registrada ontem(14) foi de 32,7°C, sendo que o recorde anterior do inverno era de 31,9°C registrado no dia 11 de setembro. A maior temperatura do ano até agora foi de 34,6°C, em 19 de fevereiro.

A cidade pode até não bater o recorde, mas mesmo assim a população deve ficar atenta e tomar cuidado com a exposição excessiva ao sol nos próximos dias, pois até o início da semana que vem o tempo deve continuar sem chuva.

 

Acompanhe aqui as temperaturas para a cidade de São Paulo nos próximos dias 

 

Ar continua muito seco

Com a falta de chuva há vários dias a umidade relativa do ar continua baixa nesta sexta e também nos próximos dias. Os níveis de umidade ficam entre 20% e 12% nas horas mais quentes do dia, especialmente em cidades do norte e noroeste paulista. Na região de São José do Rio Preto até ocorreram incêndios nesta quarta(13) e ainda podem ocorrer mais nesta sexta, deixando o ar muito poluído.

No geral quase todas as cidades do estado ficam com a umidade relativa do ar abaixo de 30%, sendo que o recomendado para a saúde humana de acordo com a  Organização Mundial de Saúde(OMS) são valores acima de 60%.

 

SP_SãoPaulo_MarceloPinheiro_15092017_poluição_sol_céuazul

Foto: Marcelo Pinheiro, São Paulo/SP na manhã desta sexta-feira 15/09 

 

Último fim de semana do Inverno

O último fim de semana da estação ainda será marcado por sol forte no estado e nada de chuva. A temperatura até vai diminuir um pouco em relação à esta sexta, mas ainda vai fazer calor em todas as áreas. Apenas o litoral sul paulista e a região da Baixada Santista poderão ter um pouco de nebulosidade, mas ainda assim com períodos de sol e sem previsão de chuva. 

 

Participe!

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia. Participe!

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

16°
min

26°
max

0mm / 0%