Tocantins e sul do Pará poderão ter chuva essa semana

18/09/2017 às 15:39
por Maria Clara Machado

Oferecimento
A tendência é do aumento da umidade em algumas áreas

Áreas muito secas e extremamente quentes no sul do Pará e no Tocantins poderão ter mudanças no tempo esta semana. A tendência é do aumento da umidade e algumas pancadas de chuva poderão retornar à essas localidades. 

 

Poucas pancadas de chuva 

Uma mudança na circulação dos ventos sobre a Região Norte do Brasil começa a favorecer a entrada de mais umidade na parte sul do estado do Pará e na parte oeste do Tocantins. Essa entrada de umidade juntamente com a temperatura muito elevada perto dos 40°C, deve favorecer a formação de algumas nuvens carregadas, aumentando a chance para a ocorrência de pancadas de chuva com trovoadas. 

 

"É importante reforçar que a chuva prevista ainda é muito localizada e rápida e não reverte quadro de seca", afirma a meteorologista Josélia Pegorim. O número de focos de incêndio continua bastante elevado nos estados e "essas pancadas de chuva poderão ajudar um pouco a dispersar a fumaça na região", completa Pegorim.   

 

   Foto: Gleive Marcio. Palmas/Tocantins 

 

Palmas está 128 dias sem chuva

A capital Palmas (TO) completa 128 dias sem chuva nesta segunda-feira (18). A última chuva com acumulados relevantes ocorreu entre os dias 12 e 13 de maio, com volume de 13,7 mm, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). 

 

Historicamente, setembro ainda é um mês com pouquíssima chuva para região e esta semana a possibilidade de chuva em Palmas ainda é baixa, apesar do indicativo do aumento da umidade sobre o Tocantins. Serão principalmente os municípios mais próximos à divisa com o Pará e o Mato Grosso que terão maior chance de chuva. 

 

Acompanhe as temperaturas para Palmas nos próximos dias.

 

Confira como deve acontecer o aumento da umidade sobre o Tocantins e o sul do Pará esta semana: 

 

 

 

Veja também:

Quando volta a chover em Brasília?

Belo Horizonte está quase 100 dias sem chuva

 

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

24°
min

33°
max

25mm / 83%

Belo Horizonte - MG

19°
min

28°
max

10mm / 80%