Furacão Maria avança para Porto Rico com ventos de 260 km/h

19/09/2017 às 15:00
por Josélia Pegorim

Oferecimento
É o segundo furacão de categoria 5 no Caribe em setembro

O poderoso furacão Maria, que passou na noite de ontem, 18, sobre a ilha Dominica (Pequenas Antilhas) com ventos de 260 km/h, continua seu deslocamento pela porção nordeste do mar do Caribe em direção as ilhas Virgens e a Porto Rico.

 

A destruição sobre a ilha Dominica foi severa e o mesmo pode ocorrer nas lhas Virgens e em Porto Rico, pois Maria deve passar sobre estas regiões ainda como um furacão de categoria 5 ou 4. A previsão do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês) é que a Maria passe sobre as Ilhas Virgens e Porto Rico no decorrer desta quarta-feira com potencial extremamente destrutivo. A recomendação é que os preparativos de defesa da vida e de patrimônio devem ser terminados imediatamente.

 

 

 

 

O boletim meteorológico emitido pelo NHC às 15 UTC (12h em Brasília) informava que o centro do furacão Maria estava a 180 km a oeste de Guadalupe e a 240 km a sudeste da ilha de Santa Cruz. Seus ventos constantes eram estimados em 260 km/h, com rajadas mais intensas. A bóia número 42060 da NOAA localizada um pouco a oeste do centro do furacão mediu ventos de 111 km/h em um minuto e uma rajada com 133 km/h. A pressão atmosférica mínima no centro do furação era de 927 hPa, medida por um avião caça-furacões da força aérea dos Estados Unidos.

 

 

Maria 19-9-17 animação 

 

A projeção de deslocamento do furacão Maria nos próximos dias mostra que a tempestade tende a se deslocar para nordeste, se afastando de Cuba. O Maria não deve passar sobre território cubano e nem sobre a Flórida. Porém, até o sábado, parte da instabilidade do furacão com chuva e ventos fortes poderá afetar estas regiões ao menos parcialmente.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

16°
min

28°
max

0mm / 0%