5 pontos importantes da primavera 2017 em BH e em MG

20/09/2017 às 19:08
por Josélia Pegorim

Oferecimento
A capital mineira deve completar 100 dias sem chuva no último dia do inverno

A primavera começa oficialmente no dia 22 de setembro, às 17h02 (de Brasília) e vai até 21 de dezembro, às 14h28 (horário de verão em Brasília).

 

Para Belo Horizonte e todo o estado de Minas Gerais, primavera significa principalmente o retorno do ar úmido e da chuva. Poder sentir o cheio da terra molhada novamente e não de fumaça de queimadas.

Chover com fartura sobre Minas Gerais na primavera e no verão é muito importante para o Brasil. É em Minas Gerais que está a nascente do rio São Francisco que alimenta a represa de Sobradinho, que produz a maior parte da energia hidroelétrica do Nordeste.

Na divisa de Minas Gerais com Goiás e São Paulo estão as principais usinas geradoras de energia elétrica para a Região Sudeste. Parte da chuva que cai nas montanhas do Sul de Minas abastece o Sistema Cantareira que, interligado com o Sistema do Rio Paraíba do Sul, leva a água para os estados de São Paulo e do Rio De Janeiro. É dos rios de Minas Gerais que sai grande parte da água que abastece o Espírito Santo.

 

Belo Horizonte, e todo o estado de Minas Gerais, vem sofrendo os efeitos da chuva escassa da primavera e do verão desde 2014. A última primavera que deu chuva volumosa para Belo Horizonte foi a de 2013, quando choveu cerca de 770 mm nos meses de outubro, novembro e dezembro. A soma das médias de chuva para cada um destes meses é de aproximadamente 670 mm.

 

A primavera começa com predomínio de tempo seco em Minas Gerais, mas a chuva deve recomeçar em outubro. Uma grande expectativa a primavera 2017: é a formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul.

 

Confira 5 pontos importantes da primavera 2017 em BH e em MG

 

 

 

 

Belo Horizonte completa 100 dias sem chuva no dia 22 de setembro

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

30°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

19°
min

34°
max

0mm / 0%