Inverno vai terminar quente no Sul

20/09/2017 às 15:13
por Maria Clara Machado

Atualizado 20/09/2017 às 16:17

Oferecimento
Chuva retorna no primeiro fim de semana da primavera

Os últimos dias do inverno serão marcados por sol, ar seco e temperaturas em elevação no Sul do Brasil. A umidade voltou a diminuir inclusive sobre as áreas litorâneas e também nas capitais Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR). 

 

Umidade de 14% em Foz do Iguaçu 

O ar seco foi sentido fortemente no oeste do Paraná na tarde desta quarta-feira (20). O fluxo de ar quente vindo de norte do país proporcionou uma tarde ensolarada, de calor intenso e umidade do ar muito baixa em Foz do Iguaçu. Às 15 horas, os termômetros indicaram 37 graus no aeroporto local, onde a umidade relativa do ar ficou em torno de 14%, deixando a região em alerta.  

 

Mais sol e calor no fim do inverno 

Uma frente fria que passa pelo Uruguai será mais uma vez desviada para alto mar ao largo do Rio Grande do Sul e provoca apenas o aumento da nebulosidade no extremo sul gaúcho durante esta quinta-feira (21). 

 

Praticamente todo o Sul vai continuar com bastante sol, tempo aberto e calor. Essa será a tendência também para a maior parte da Região na sexta-feira (22), último dia do inverno 2017. A primavera começa oficialmente dia 22, às 17h02, pelo horário de Brasília.

 

na sexta-feira algumas  pancadas de chuva retornam ao Rio Grande do Sul. O tempo volta a ficar mais instável na fronteira gaúcha com o Uruguai, onde a chuva será mais frequente. Localidades do centro do estado e a Grande Porto Alegre poderão ter pancadas de chuva com raios a partir da tarde.

 
  Foto: Fabiana Rosa Perin. Quedas do Iguaçu/PR. 

 

Primeira frente fria da primavera 

O Sul do Brasil já terá sua primeira frente fria da estação no próximo fim de semana, no começo da primavera.

 

A nova frente fria vai favorecer a ocorrência de pancadas de chuva no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. No caso do Paraná, a possibilidade de chuva ainda será baixa no norte do estado durante o fim de semana. Algumas pancadas de chuva poderão ser observadas na segunda-feira (25). 

 

A chuva retorna ao Sul do Brasil, mas não será volumosa e nem generalizada. A previsão ainda é de pancadas de chuva rápidas e localizadas para Santa Catarina e o Paraná. A chuva intensa ainda deve cair sobre o Rio Grande do Sul. 

 

Veja no Agroclima: Produtor à espera da chuva para iniciar o plantio da soja   

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

16°
min

25°
max

0mm / 0%

Porto Alegre - RS

16°
min

27°
max

0mm / 0%