Oferecido por
Os últimos dias do inverno serão marcados por sol, ar seco e temperaturas em elevação no Sul do Brasil. A umidade voltou a diminuir inclusive sobre as áreas litorâneas e também nas capitais Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR).
Umidade de 14% em Foz do Iguaçu
O ar seco foi sentido fortemente no oeste do Paraná na tarde desta quarta-feira (20). O fluxo de ar quente vindo de norte do país proporcionou uma tarde ensolarada, de calor intenso e umidade do ar muito baixa em Foz do Iguaçu. Às 15 horas, os termômetros indicaram 37 graus no aeroporto local, onde a umidade relativa do ar ficou em torno de 14%, deixando a região em alerta.
Mais sol e calor no fim do inverno
Uma frente fria que passa pelo Uruguai será mais uma vez desviada para alto mar ao largo do Rio Grande do Sul e provoca apenas o aumento da nebulosidade no extremo sul gaúcho durante esta quinta-feira (21).
Praticamente todo o Sul vai continuar com bastante sol, tempo aberto e calor. Essa será a tendência também para a maior parte da Região na sexta-feira (22), último dia do inverno 2017. A primavera começa oficialmente dia 22, às 17h02, pelo horário de Brasília.
Já na sexta-feira algumas pancadas de chuva retornam ao Rio Grande do Sul. O tempo volta a ficar mais instável na fronteira gaúcha com o Uruguai, onde a chuva será mais frequente. Localidades do centro do estado e a Grande Porto Alegre poderão ter pancadas de chuva com raios a partir da tarde.
Foto: Fabiana Rosa Perin. Quedas do Iguaçu/PR.
Primeira frente fria da primavera
O Sul do Brasil já terá sua primeira frente fria da estação no próximo fim de semana, no começo da primavera.
A nova frente fria vai favorecer a ocorrência de pancadas de chuva no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. No caso do Paraná, a possibilidade de chuva ainda será baixa no norte do estado durante o fim de semana. Algumas pancadas de chuva poderão ser observadas na segunda-feira (25).
A chuva retorna ao Sul do Brasil, mas não será volumosa e nem generalizada. A previsão ainda é de pancadas de chuva rápidas e localizadas para Santa Catarina e o Paraná. A chuva intensa ainda deve cair sobre o Rio Grande do Sul.
Veja no Agroclima: Produtor à espera da chuva para iniciar o plantio da soja