Inverno termina quente e seco no Sudeste

21/09/2017 às 18:55
por Josélia Pegorim

Atualizado 21/09/2017 às 19:37

Oferecimento
A baixa umidade do ar inibe a formação das nuvens de chuva

O inverno termina nesta sexta-feira, 22 de setembro, às 17h02 (Brasília), quando começa a primavera. A nova estação se estende até o dia 21 de dezembro.

 

A virada do inverno para a primavera na Região Sudeste acontece com aumento da nebulosidade, mas é o tempo seco que predomina. A baixa umidade do ar na maioria das áreas da Região inibe a formação das nuvens de chuva.

 

Nesta sexta-feira, um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN) avança da Região Centro-Oeste e passa sobre o Sudeste espalhando muitas nuvens sobre a Região. Mas a maior parte da nebulosidade é de grande altitude, formadas por cristais de gelo, que não contém gotas de chuva. As grandes nuvens que provocam chuva precisam de muita umidade para se formar e são consideradas nuvens baixas.

 

Conheça os 10 tipos básicos de nuvens

 

As nuvens provocadas pelo VCAN já podiam ser observadas sobre o norte e oeste e Minas Gerais na quinta-feira, 21 de setembro.

 

 

sde4Kirr_animado

 

 

Calor e tempo seco

Apesar do aumento da nebulosidade, não há previsão de chuva para a Região Sudeste. Em muitas áreas de Minas Gerais, a grande quantidade de nuvens vai deixar o sol opaco. A infiltração de umidade diminui até sobre o Espírito Santo, onde tem chovido nos últimos dias.

As temperaturas permanecem elevadas e os maiores valores devem ser registrados no oeste e norte de São Paulo e no Rio De Janeiro.

 

 

Fenômenos especiais

A interação dos raios solares com os cristais de gelo das nuvens altas pode resultar em bonitos fenômenos como irisação e o halo solar. A irisação pode ocorrer em qualquer horário, mas o halo solar acontece entre o fim da manhã e o início da tarde.

 

Foto: Aline Tochio - Irisação em São Paulo (SP)

 

 

Foto: Welton - Halo solar em Espinosa (MG)

 

Fim de semana

O primeiro fim de semana da primavera também será com predomínio de sol, calor e tempo seco no Sudeste. A passagem de uma frente fria provoca aumento da nebulosidade no leste de São Paulo. Pode chover na tarde de sábado em alguns locais do Sul de Minas e da Serra da Mantiqueira entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Por causa do aumento da nebulosidade e da entrada de ventos frescos, o calor diminui no domingo nas capitais São Paulo e Rio de Janeiro. Em Belo Horizonte e Vitória, a tendência é de elevação da temperatura.

 

Primavera 2017 na Região Sudeste

 

5 alertas para primavera 2017 no RJ

 

5 pontos importantes da primavera 2017 em BH

 

5 previsões importantes para primavera 2017 em SP

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

22°
min

32°
max

15mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

24°
min

34°
max

25mm / 67%