Halo solar se formou no interior da Bahia

22/09/2017 às 17:16
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Fenômeno ocorre por causa da interação de nuvens altas com a luz do sol

Muita gente que estava em Mansidão, cidade no norte da Bahia, na divisa com o sul Piauí, deve ter ficado intrigada com o colorido círculo que se surgiu ao redor do sol. Era um halo solar!

 

 

halo solar é um dos fenômenos ópticos que acontecem na atmosfera por causa da interação da luz solar com pequeninos cristais de gelo que compõem as nuvens altas, do tipo cirrustratus.

  

O halo pode se formar ao redor do sol ou da lua cheia. Entenda como se forma o halo.

 

 

 

  

VCAN provocou nuvens altas

A grande quantidade de nuvens altas que se espalhou pelo centro-oeste e sul da Bahia na sexta-feira, 22 de setembro, está associada a passagem de um VCAN (Vórtice Ciclônico em Altos Níveis). O VCAN é uma circulação ventos no sentido horário que alguma vezes surge na atmosfera em torno de 10 km de altitude.

Na imagem de satélite, uma grande quantidade de nuvens altas e médias podia ser observada não só sobre o centro-oeste e o sul da Bahia, mas também sobre Minas Gerais, em Goiás, no Distrito Federal e sobre o Tocantins.

 

 

Mansidão_BA_okok

 

 

Halo ainda pode aparecer no sábado

O centro do VCAN se desloca de Goiás para Minas Gerais neste sábado e ainda deixa nuvens altas sobre a Bahia, sobre Minas Gerais, Espírito Santo, Rio De Janeiro e parte de São Paulo. O halo solar poderá se formar nestes estados neste sábado. O fenômeno surge apenas entre o fim da manhã e o começo da tarde porque é neste período do dia que os raios solares atingem os cristais de gelo das nuvens cirrustratus no ângulo correto para a formação do halo.

No domingo, a chance de formação do halo solar é pequena porque a quantidade de nuvens altas tende a diminuir bastante com deslocamento do VCAN para o mar.

 

 

Halo solar se formou em Mansidão (BA), em 22/09/2017 (Foto: José Honório)

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

22°
min

32°
max

15mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

24°
min

34°
max

25mm / 90%